UnB 55 ANOS

Compostos por três obras de grandes autores, kits estão sendo distribuídos para calouros nos quatro campi. Na quinta (27), a entrega será entre 9h e 21h

O vice-reitor Enrique Huelva e as diretoras do DEG e da Editora UnB deram início à entrega das obras. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Ser presenteado com um kit de livros da Editora UnB em comemoração ao aniversário de 55 anos da Universidade de Brasília é uma memória que ficará registrada para calouros da instituição. Cerca de 4.600 kits, cada um contendo três obras de grandes autores, começaram a ser distribuídos na manhã desta quarta-feira (26) no campus Darcy Ribeiro. Os horários de entrega, inicialmente previstos para o período diurno, foram ampliados para abranger alunos que estudam à noite. Nesta quinta-feira (27), a distribuição acontece entre 9h e 21h

Para ser agraciado, o estudante deve comparecer ao local de entrega portando a carteirinha estudantil ou algum documento de identificação. Os livros foram separados por grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Humanidades, Letras e Arte. No campus Darcy Ribeiro, a distribuição ocorre no térreo do prédio da Reitoria. A iniciativa se repete nos outros três campi, em Ceilândia, no Gama e em Planaltina.

Os calouros Raíssa e Mateus exibem os livros da área de Humanidades. Foto: Júlio Minasi/Secom

Raíssa Keffer, caloura de Pedagogia, aprovou a iniciativa. "Achei muito legal e com certeza irá ajudar também aqueles que não teriam condições de comprar esses livros", disse. O estudante de História Mateus Ribeiro de Carvalho gostou de saber que os livros têm relação com conhecimentos afins de sua área e fala da relevância do projeto. "Em uma das disciplinas que estou cursando tenho aprendido a importância de que o estudante seja incentivado a estudar e a ler. E esse kit é uma maneira gratificante de receber esse incentivo."

O vice-reitor Enrique Huelva deu início à entrega das obras ressaltando que "o livro é um elemento essencial para construirmos cidadania, para sermos cidadãos plenos e, a partir daí, podermos construir uma sociedade melhor". Huelva acrescentou que a ação visa também aproximar os estudantes da Editora UnB. "A Editora tem um papel especial na formação dos cerca de 40 mil estudantes que compõem nossa comunidade. Este é o público que sempre deve se beneficiar da missão da Editora. Estamos buscando essa reaproximação", afirmou.

SOBRE – A distribuição dos kits é uma iniciativa da Editora UnB em parceria com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e faz parte das atividades de celebração dos 55 anos da Universidade. De acordo com a diretora de Gestão da Informação do DEG, Symone Jardim, os kits dão continuidade às ações de acolhimento aos alunos. "No momento do registro, o calouro recebeu um kit de boas-vindas. Agora, em comemoração aos 55 anos, ele recebe essas obras com títulos relacionados às suas áreas. Vamos estender essa ação para as boas-vindas aos alunos do PAS que ingressarão no segundo semestre."

Para a diretora da Editora UnB, Germana Henriques Pereira, “a doação de obras de grandes autores é uma forma de compartilhar o conhecimento com os calouros e de torná-los conhecedores da identidade que a UnB têm na divulgação do conhecimento”.