ENSINO

Grupo, que participava da III Semana Indígena dos Acadêmicos da UnB, foi recebido no Salão de Atos

Representantes indígenas e administração superior reuniram-se no Salão de Atos da Reitoria nesta quarta (19). Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB) entregou na Reitoria, nesta quarta-feira (19), documento reivindicando a realização de vestibular específico. Representantes de diversos povos, alunos e ex-alunos, lembraram que o processo seletivo diferenciado não é realizado há mais de três anos e que a presença de indígenas vem diminuindo ano a ano na instituição.

“A UnB é estratégica, porque está no centro do país e próxima dos responsáveis pelas políticas públicas”, argumentou o estudante de Engenharia Florestal Poran Potiguar. “Estamos aqui para dialogar pela melhoria da formação dos alunos indígenas”, ressaltou a estudante de Antropologia Braulina Aurora Baniwa.

O assessor especial da reitora, Luiz Antônio Pasquetti, destacou a importância do ato no Dia do Índio. “Os povos indígenas foram alijados de vários processos na nossa sociedade, então, é muito importante e simbólico esse movimento”, disse ele, na recepção aos estudantes.

Ficou acertado que a AAIUnB terá uma reunião de trabalho com a reitora Márcia Abrahão nos próximos dias. Na ocasião, será discutida a principal reivindicação do grupo.