EXPANSÃO

Contrato de conclusão da obra inciada em 2012 foi assinado na última semana

Engenheiros da Construtec, reitora da UnB, chefe da FT e professor Alexandre Florian da EFL. Foto: Julio Minasi/Secom UnB

A Universidade de Brasília firmou, na tarde de quinta-feira (6), contrato para conclusão das obras do prédio do Departamento de Engenharia Florestal (EFL). Localizada no campus Darcy Ribeiro, próximo ao posto de gasolina, a construção, com área de 3.927,46 m², está parada desde 2014, quando a empresa responsável abriu falência.

A empresa Construtec Engenharia e Construção tem prazo de execução de 360 dias corridos para a execução das obras, a partir de 17 de abril deste ano. Foram empenhados R$ 10,5 milhões.

Participaram da solenidade de assinatura do termo professores e técnicos administrativos do departamento; Alberto Alves, diretor da Diretoria de Gestão de Infraestrutura (DGI); a decana de Administração (DAF) Maria Lucilia dos Santos; os engenheiros da Construtec Antonio Henrique Gontijo e Patrícia de Oliveira Gontijo, além da reitora Márcia Abrahão.

A licitação para a conclusão da obra foi iniciada na gestão do ex-reitor Ivan Camargo. O edifício é demanda do departamento desde a década de 1980. Por falta de espaço próprio, hoje a Engenharia Florestal funciona na Faculdade de Tecnologia (FT). O futuro prédio terá três andares de estrutura. Neles, estão previstas 45 salas dedicadas para professores, almoxarifado e depósitos; 19 laboratórios; quatro salas de aula e um auditório.

“Não estamos fazendo prédio. Estamos trabalhando para o avanço de uma área e para fazer maior contribuição para a sociedade em questões florestais – tema muito importante para o país”, disse Márcia Abrahão.

Hoje o curso ocupa 900 m². Tem cerca de 450 graduandos, cem estudantes na pós-graduação, 22 professores e sete servidores. Com a saída da EFL para prédio próprio, espera-se que a Engenharia Civil, que usa salas no SG-12, ocupe o espaço que ficará vago.

“O prédio significa a consolidação do Departamento, que tem tudo para ser referência nacional. Já desenvolvemos ensino e pesquisa de qualidade. Agora, com mais espaço, temos tudo para estar entre os três melhores departamentos do Brasil”, afirma o diretor da FT, Antonio Cesar Brasil.

O curso de Engenharia Florestal é ministrado na UnB há mais de 40 anos. “O departamento poderia ter crescido muito mais, não fosse a limitação de espaço físico”, avalia Brasil.