BOAS-VINDAS

Calouros e veteranos participaram da #InspiraUnB, aula inaugural do semestre. Instituição recebe mais de 4 mil novos alunos em 116 cursos de graduação

As aulas do primeiro semestre letivo de 2017 começaram nesta segunda-feira (6). No campus Darcy Ribeiro, devido ao racionamento de água programado para a região da Asa Norte, o início foi nesta terça-feira (7). Em clima de alegria e descontração, os novos estudantes se reuniram no Centro Comunitário Athos Bulcão para participar da aula inaugural #InspiraUnB. Esse é o contato inicial dos jovens alunos com a instituição. Animados com a nova fase, eles compartilham suas expectativas, sonhos e esperanças.

Stéfani Lima escolheu o curso que mais gosta. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Stéfani Lima é caloura do curso de Teoria Crítica e História da Arte. A estudante de 17 anos está muito entusiasmada pela aprovação e tem certeza que fez a escolha certa. “O meu curso é perfeito. Estudar História da Arte sempre foi a minha opção. Sei que aqui vou passar a melhor época da minha vida", diz. Ela mora em Samambaia, ingressou pelo sistema de cotas raciais e é a primeira pessoa da sua família a estudar na UnB.

"Desenhar é a minha paixão", afirma a caloura Júlia Carvalho. Foto: Beto Monteiro Secom/UnB

Júlia Carvalho é outra estudante que está radiante com a nova etapa. Ela tem 18 anos e vai cursar Artes Visuais. A jovem confessa ser apaixonada por desenho e diz que teve o apoio da família em sua escolha. “Adoro desenhar. Venho de uma família muito criativa. Meus pais sempre me colocaram em contato com o universo das artes”. Júlia mora no Guará II e ingressou na UnB pelo PAS.

Mariana Araújo está segura de que vai fazer um excelente curso. Foto: Beto Monteiro Secom/UnB

Mariana Araújo também mora no Guará II e vai cursar Agronomia. A opção está relacionada à sua afinidade com a Biologia durante o ensino médio. Sua expectativa é realizar um curso que ofereça boas chances no mercado de trabalho. “Tenho certeza de que, estudando na UnB, serei uma profissional bem preparada”, afirma a futura engenheira agrônoma.

As irmãs Luiza e Alexandra Martins entram juntas na Universidade. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

As irmãs Alexandra e Luiza Martins entram juntas na Universidade de Brasília e têm expectativas diferentes. Alexandra, 24 anos, vai estudar Artes Visuais e pretende atuar em Cinema. “Quero me divertir e ter prazer em estudar aqui. Desejo desenvolver toda a minha criatividade”, diz. Luiza, a irmã mais nova, ingressa no curso de Direito. Ela tem 22 anos e pretende aplicar o seu curso nas áreas sociais. “Tenho vontade de trabalhar em alguma ONG. Espero utilizar a minha profissão em alguma causa comunitária importante”, planeja.

VETERANOS – Vários estudantes mais experientes também participaram da aula inaugural. Os alunos que já estão mais avançados vieram fazer a recepção dos calouros e apresentar os cursos. Carlos Costa está no quinto semestre de Administração e considera importante o primeiro contato com os novatos. “Esse momento é válido para que o calouro sinta o clima amistoso e festivo da Universidade. Receber essa garotada é muito divertido.” Ele é contra qualquer tipo de trote ofensivo, violento ou discriminatório.

>> Reitora exalta compromisso e consciência social na recepção de calouros

>> #InspiraUnB foca em transformação, inclusão e participação social

>> UnB anuncia medidas para melhorar a segurança e detalha enfrentamento de crise hídrica