ADMISSÃO

Atividades organizadas pela Comissão de Boas-Vindas fazem do momento uma oportunidade de ambientação

Tutores da Comissão de Boas-Vindas conduzem o tour no campus. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Vai até quarta-feira (8) o registro dos calouros aprovados em primeira chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e pelo Vestibular para cursos que exigem Habilidades Específicas (VHE). Para os aprovados pelo PAS, o prazo se encerra nesta terça-feira (7). Durante o processo, os estudantes do campus Darcy Ribeiro podem aproveitar a programação organizada pela Comissão de Boas-Vindas. Nos outros campi, a programação especial de recepção ocorre na primeira semana de aulas, em março.

A Comissão de Boas-Vindas é formada por servidores de várias unidades da UnB. A equipe se reúne ao longo do semestre anterior para planejar as atividades que acontecem durante o registro, como o tour no campus e as apresentações culturais.

Tutores voluntários estão nos quatro campi, preparados para auxiliar os calouros com informações sobre o registro acadêmico e serviços da instituição. Neste ano, mais de 50 estudantes capacitados pelo Serviço de Orientação ao Universitário (SOU), pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC) e pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) atuam nas atividades.

Voluntários recebem novos alunos no ICC. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Foram lançados editais de convocação para estudantes que desejam ser monitores durante o registro e para grupos interessados em realizar atividades culturais. “A programação cultural é destinada a indivíduos que tenham vínculo institucional. Como nossa diretoria está ligada aos assuntos comunitários, buscamos fomentar a cultura interna e estimular a produção da comunidade universitária”, esclarece a chefe de Serviço Cultural da DEA, Camila Louise.

Essa é a segunda vez que a DEA promove as apresentações musicais, que neste semestre selecionou 13 bandas voluntárias, de estilos musicais variados, compostas por alunos, docentes e técnicos administrativos da UnB. Os artistas se apresentam na entrada do ICC Sul.

Para a psicóloga escolar do SOU Marina Figueredo Machado, participar do projeto de boas-vindas é sempre gratificante pelo trabalho em grupo. “Além disso, entramos em contato com a emoção do calouro que ingressa na UnB. Isso alimenta o sentido do nosso trabalho e da própria existência da Universidade”, afirma.

Apresentações musicais animam o registro dos calouros. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB