CALENDÁRIO

As listas de ofertas podem ser consultadas no Matrícula Web. Período de solicitações segue até 29 de dezembro. Aulas começam em 4 de janeiro

Começou, à meia-noite desta segunda-feira (19), a etapa de matrículas em disciplinas do período especial de verão 2017. As solicitações podem ser feitas por meio do sistema Matrícula Web até o dia 29 de dezembro. O resultado será divulgado no dia seguinte. As aulas terão início no dia 4 de janeiro e terminarão em 14 de fevereiro.

A decana de Ensino de Graduação (DEG), Cláudia Garcia, considera o período letivo de curta duração uma importante oportunidade para que os estudantes invistam em seu desempenho acadêmico. “Durante o verão, os alunos podem se dedicar a disciplinas de forma intensiva, adiantando o andamento do curso ou até mesmo recuperando disciplinas perdidas por trancamento ou reprovação”, diz. Para ela, o impacto na rotina dos campi também é benéfico. “É uma maneira de manter a UnB ativa nas férias”.

Com aulas de verão, Universidade se mantém ativa no período de férias. Foto: Luiz Filipe Barcelos/Secom UnB

Com a prorrogação do prazo para lançamento de menções referentes ao segundo semestre de 2016, aprovada pelo Cepe no início de dezembro, os interessados em cursar disciplinas no verão devem ficar atentos a detalhes que possam interferir na solicitação de matrícula:

• O não lançamento das notas referentes a disciplinas do 2º/2016 que estejam em período de reposição equivale à não conclusão da disciplina. Assim, essas disciplinas não poderão ser consideradas válidas como pré-requisito para matérias ofertadas no verão;

• Alunos que ainda estejam com o 2º/2016 em curso devem somar os créditos de disciplinas não concluídas aos créditos desejados para o verão. O resultado não pode ultrapassar o limite permitido para o semestre regular, que varia de acordo com cada curso. Um aluno com 18 créditos do 2°/2016 em reposição, por exemplo, caso solicite mais quatro no verão, terá um somatório de 22 créditos.

O cálculo de créditos e a verificação de pré-requisitos ocorrem normalmente para alunos cujas notas de todas as disciplinas tenham sido inseridas no sistema antes desta segunda-feira.

“Houve um grande esforço em nossas tomadas de decisão para que o período de verão não fosse afetado por mudanças no calendário. Isso influenciaria a vida de muitos alunos”, explica a decana do DEG. “Nesse momento, contamos com o apoio da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) para, paralelamente ao verão, encerrarmos o segundo semestre de 2016 com sucesso”.