EXTENSÃO

Produção do Núcleo Sustentabilidade em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a UnBTV será exibida no Circuito Tela Verde

Gabriel Jabur/SECOM UnB

O flashmob da campanha Brasília Lmpia, do Núcleo de Sustentabilidade da Universidade de Brasília (NS), foi selecionado pela 7ª Mostra do Circuito Tela Verde, organizada pelo Ministério do Meio Ambiente. O vídeo foi produzido em parceria com a UnBTV e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal.

Dos 79 trabalhos inscritos no Circuito, 28 foram selecionados para a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente. Os vídeos de conteúdo socioambiental serão exibidos em 1,4 mil espaços distribuídos pelo país e em algumas localidades do exterior.

"O importante é socializar a experiência da Universidade e fazer o papel da extensão, que é ir além dos muros", diz a professora Izabel Zaneti, coordenadora do Núcleo, ligado ao Decanato de Extensão. Um dos objetivos da Mostra é atender à demanda de instituições educacionais por materiais pedagógicos de educação ambiental. “Muitas escolas não têm material nenhum”, afirma a professora.

VÍDEO FLASHMOB

O Circuito Tela Verde é organizado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) e pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), ambos do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Audiovisual (SAv) do Ministério da Cultura.

As inscrições para o cadastramento dos espaços exibidores das produções vão até 15 de abril. Os selecionados receberão kit com guia orientador da mostra, cartaz e adesivos para identificação e DVDs com os vídeos selecionados. O Núcleo da Sustentabilidade espera que a UnB seja selecionada para abrir espaços exibidores.

Em 2011, um vídeo do Núcleo já havia sido selecionado para o CTV. Escolhido para ser editado entre outras ações filmadas no Pátio Brasil, Torre de TV e no ICC Norte, o flashmob na Rodoviária foi o mais bem sucedido. Na página do NS no Facebook, o vídeo teve cerca de 2,7 milhões de visualizações, 15 mil curtidas e 50 mil compartilhamentos.