RECONHECIMENTO

Ângela Virgolim organizou livro sobre habilidades de superdotados. Publicação conta com capítulos escritos por docentes da Universidade

Foto: Fotografia/Secom UnB

 

A professora do Instituto de Psicologia Ângela Virgolim foi premiada na 57ª edição do Prêmio Jabuti, realizada no início do mês em São Paulo. Ela conquistou o segundo lugar na categoria Educação e Pedagogia pela organização da obra Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade: Uma Visão Multidisciplinar (2014), publicado pela editora Papirus. O trabalho, que reúne contribuições de 31 especialistas das áreas de psicologia, educação e saúde, foi feito em conjunto com a neurologista e docente da UFGD Elisabete Konkiewitz.

 

Segundo Virgolim, a simples indicação ao prêmio já foi uma surpresa. “A editora nos inscreveu sem que soubéssemos. Fomos comunicadas apenas quando o livro já estava entre os dez finalistas”, relata.

 

A chance de figurar entre os primeiros colocados era pequena, dada a baixa popularidade da área estudada, mas o improvável aconteceu e o resultado foi comemorado. “O mais importante é que o prêmio dá visibilidade aos estudos em neuropsicologia, neurociência e superdotação”, avalia.

 

Entre os colaboradores que compõem o livro premiado estão os professores da UnB Wânia Cristina de Souza (IP), Jane Farias Chagas-Ferreira (IP) e Cristiano Alberto Muniz (FE).

RELEVÂNCIA – Criado em 1958, o Prêmio Jabuti é um tradicional evento literário, organizado pela Câmara Brasileira do Livro. Anualmente, escritores e outros profissionais envolvidos na edição e publicação de livros são premiados em 27 categorias. A edição 2015 registrou número recorde de inscrições.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.