ÓRGÃOS COLEGIADOS

Universidade irá conceder título de Doutor Honoris Causa ao médico Michel Odent. Reunião também apreciou mudança no nome do Departamento de Desenho Industrial

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

O médico francês Michel Odent vai receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília. A outorga da distinção foi aprovada por aclamação na 430ª reunião do Conselho Universitário (Consuni) da UnB, realizada na última sexta-feira (27). Cirurgião de formação, Odent tem se destacado na defesa do parto natural humanizado.

Em discurso sobre o homenageado, a professora da Faculdade de Medicina e presidente da Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento (ReHuNa), Daphne Rattner, destacou um dos principais lemas de Odent: “Para mudar o mundo, é preciso primeiro mudar a forma de nascer”.

Segundo a professora, é necessário que haja uma mudança de cultura no Brasil, pois o número de ocorrências de parto cesáreo é alarmante, e parte significativa da população ainda entende o método como uma opção benéfica à mãe e ao bebê. “Mudar uma cultura é algo difícil. Em muitos casos é necessário que haja um expoente, como é Michel Odent”, declarou.

Outro assunto em pauta na reunião foi a alteração do nome do Departamento de Desenho Industrial (DIN) para Departamento de Design (DES). A maioria dos votantes acompanhou o relatório, que classifica a mudança como natural para a área de atuação, além de desejada por estudantes e profissionais envolvidos.

O Conselho aprovou ainda a concessão do título de Professor Emérito ao epidemiologista Pedro Luiz Tauil, atualmente professor voluntário da UnB. Tauil foi elogiado pelos conselheiros, que exaltaram sua trajetória acadêmica. “Sou fã de muitos anos do professor Tauil. Minha filha, que teve aulas com ele, também. É uma honra conceder este título”, destacou o reitor Ivan Camargo.

INFORMES - Na ocasião, a decana de Gestão de Pessoas, Maria Ângela Feitosa, divulgou que em novembro foram nomeados 70 servidores técnico-administrativos na Universidade. Ela adiantou a previsão de mais 180 novas nomeações para dezembro. “Os novos servidores devem estar disponíveis em suas unidades de atuação ao longo do mês de janeiro”, explicou.

A edição 430 do Consuni marcou também a despedida do professor Noraí Rocco, que deixa a direção do Instituto de Ciência Exatas (IE). Rocco destacou a competência de sua substituta, professora Maria Emília Machado, e elogiou a gestão do reitor Ivan Camargo à frente da Universidade.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: Secom/UnB. Fotos: nome do autor - Secom/UnB