RECONHECIMENTO

Reitor em exercício Enrique Huelva compôs mesa da solenidade

Mesa da sessão especial do Senado em homenagem ao Dia do Professor. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

Em celebração ao Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, o Senado Federal realizou sessão especial na manhã desta segunda-feira (9). O evento foi realizado a pedido dos senadores Cristovam Buarque, José Reguffe, Hélio José, Elmano Férrer, Rose de Freitas e Pedro Chaves.

Reitor em exercício da UnB, Enrique Huelva compôs a mesa, junto com o senador Cristovam Buarque; o professor emérito da UnB Vamireh Chacon; o fundador do colégio Projeção, Oswaldo Luiz Saenger; o ex-reitor da Universidade das Nações Unidas Gurgulino de Souza; a professora de ensino especial Márcia Reis e o professor Aníbal Coelho.

A sessão foi marcada em homenagem às vítimas pela tragédia da creche de Janaúba, em Minas Gerais, e à professora Heley de Abreu Batista, que perdeu a vida na tentativa de salvar crianças do incêndio.

A orquestra do Colégio Militar de Brasília participou para execução do hino nacional. Além disso, estavam presentes representantes do Ministério da Educação (MEC), de sindicatos e de universidades particulares.

Na cerimônia, foi destacada a importância de valorizar a profissão do docente, atribuir remuneração adequada à relevância do ofício para a formação da cidadania e investir na educação. Houve também manifestação de preocupação acerca do corte de gastos federais com as instituições de ensino público. Ademais, houve homenagem à memória de Luiz Carlos Cancellier, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), morto no início de outubro.

O reitor em exercício da UnB relembrou sua trajetória profissional por Alemanha, Espanha, Coreia do Sul e Brasil. Huelva defendeu uma universidade pública gratuita, inclusiva, de excelência e de qualidade. “Gratuita para que não marginalize uns e beneficie outros e inclusiva também. A UnB tem caminhado neste sentido”, disse.