HOMENAGEM

Docente realiza pesquisas colaborativas com a área de teoria dos grupos do Departamento de Matemática da UnB há mais de duas décadas

Professor Evgeny Khukhro discursa
Professor Evgeny Khukhro trabalha em parceria com a UnB desde a década de 1990. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB.

A reitora Márcia Abrahão outorgou, na tarde desta segunda-feira (3), o título de Professor Honoris Causa ao matemático russo Evgeny Khukhro, da Universidade de Lincoln, no Reino Unido. “É uma honra receber mais um professor de alto nível na UnB. Esse título reforça a qualidade da nossa academia e o nosso comprometimento com a excelência”, afirmou.

O docente agraciado ressaltou em seu discurso as dez vezes que visitou o Brasil. “Em todas as minhas visitas, sempre admirei o cuidado que o Departamento de Matemática (MAT) tem com seus estudantes e seu aprendizado, além da ética em pesquisa e a atenção dispensada às tendências da área.”

Khukhro falou ainda da parceria científica que mantém com o departamento por meio do professor Pavel Shumyatsky, colega de muitos anos. “Temos uma colaboração bastante frutífera desde a década de 1990 e toda vez que venho aqui fico inspirado. Espero que continuemos a desenvolver mais ideias”, disse. “Nosso trabalho funciona como um intercâmbio de saberes”, completou.

“O título de hoje oficializa um trabalho que o professor Khukhro já desenvolve há anos. O conhecimento produzido na área de teoria dos grupos aqui é permeado por suas ideias”, defendeu o professor Pavel Shumyatsky. Entre as vezes que visitou a Universidade, o professor, além de apresentar palestras em seminários, deu uma aula sobre George Boole, britânico cujo trabalho fundamentou o desenvolvimento da computação moderna.

Mesa assiste à apresentação do clarinetista Ricardo Freire com seu filho, o violoncelista André Freire. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A cerimônia, que aconteceu no auditório da Reitoria, contou com homenagens musicais que remeteram ao papel de mentor desempenhado pelo professor em sua influência na formação dos matemáticos que trabalham com teoria dos grupos na Universidade.

O diretor do Instituto de Artes (IdA), Ricardo Freire, e seu filho André Freire apresentaram duas peças com clarineta e violoncelo, uma do compositor russo Reinhold Glière e outra do brasileiro Heitor Villa-Lobos.

“As músicas que ouvimos aqui hoje, tocadas por pai e filho, representam bem a relação entre o professor Khukhro e nossos matemáticos, descendentes de seu trabalho”, falou o vice-diretor do Instituto de Exatas e professor do MAT, Rui Seimetz.