HOMENAGEM

Docente da Faculdade de Ciência da Informação da UnB foi o escolhido na região Centro-Oestre

Professor Emir Suaiden receberá homenagem nesta quarta (15). Foto: Rodolfo Grilu/Secom UnB

 

Neste 15 de março, quarta-feira, o Conselho Regional de Biblioteconomia fará a entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes ao professor e bibliotecário Emir José Suaiden no auditório do Ministério da Cultura, a partir das 14 horas. A medalha é uma homenagem aos profissionais com projetos que impactem positivamente a sociedade. Para a escolha cada estado da região Centro-Oeste – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – tem três representantes indicados, sendo que somente um, o mais votado de cada Unidade Federativa, é agraciado.

 

Emir Suaiden é graduado (1971) em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília, tem mestrado (1980) em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado (1989) em Ciência da Informação pela Universidad Complutense de Madrid e pós-doutorado (2002) na Universidad Carlos III de Madrid

 

Na década de 70, Suaiden foi diretor-adjunto do Instituto Nacional do Livro, onde colaborou na implantação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, no sistema de coedição de livros e na propagação de uma política de leitura. Em 2002, desenvolveu em parceria com a Dra. Cecília Leite Oliveira, uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social que se transformou na Lei nº 3.275 do Governo do Distrito Federal, tornando obrigatória a sua utilização no ensino público. Essa metodologia é reconhecida internacionalmente e premiada.

 

Atualmente tem mandato de Diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), instituto de pesquisa do Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é membro do Conselho Consultivo do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), do Conselho Técnico Consultivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e do Conselho Superior da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - Nível 1 B e professor titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Emir José Suaiden é especialista nos seguintes temas: biblioteca pública, informação e sociedade, gestão da informação, gestão do conhecimento e inclusão digital para a inclusão social.

 

Na década de 70, foi diretor-adjunto do Instituto Nacional do Livro onde colaborou na implantação do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas , no sistema de coedição de livros e na propagação de uma política de leitura. Essas mesmas atividades foram implementadas posteriormente quando Emir José Suaiden assumiu a Presidência do Comitê Executivo do Centro de Estudos para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC/UNESCO).

 

No período de 2003-2005, assumiu a Presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal onde desenvolveu atividades de fomento a pesquisa. De 2011 a 2013, foi membro do Conselho Técnico Consultivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins. São numerosas as citações nas bases de periódicos indexados do Portal Capes e em bases abertas como o Live Search. De 2005 a 2013, dirigiu o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

 

Em 2011 foi incluído no Who's Who in the World 2011, a Who's who in America Publication, Marquis Who's Who. New Jersey, january 2011, p.2537, disponível em www.marquiswhoswho.com. De 2013 até 2015, foi membro do Conselho Técnico-Científico do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Em janeiro de 2014, foi nomeado membro da Câmara de Assessoramento Técnico-Científico da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal. Em setembro de 2013, foi nomeado Diretor da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília, na qual permaneceu até o final de 2016.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.