ADMINISTRAÇÃO

Posse ocorreu na sexta (15). Diálogo com a comunidade e avanços na interdisciplinaridade são metas da gestão

Reitora da UnB, Márcia Abrahão (centro), ex-diretores (dir.) e diretores empossados (esq.) da Faculdade de Planaltina. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Os professores Marcelo Bizerril e Reinaldo Miranda tomaram posse, na manhã dessa sexta-feira (15), nos cargos de diretor e vice-diretor da Faculdade de Planaltina (FUP), nos quais estarão em exercício no próximo quadriênio – até 2020. Estudantes, técnicos-administrativos e professores da unidade, além de membros da administração superior da UnB, acompanharam a cerimônia, realizada no auditório Augusto Boal do campus de Planaltina. A solenidade marcou ainda o encerramento da gestão dos professores Luiz Antônio Pasquetti e Elizabeth Maria Mamede da Costa, até então diretor e vice-diretora da Faculdade.

Esse é o segundo mandato de Bizerril à frente da FUP: ele esteve na administração de 2008 a 2012. Em seu discurso, o docente enfatizou o compromisso da gestão em contribuir na formação de qualidade de pessoas e em promover maior envolvimento da instituição com a comunidade. “Esse é um campus que tem muito a contribuir no exercício da interdisciplinaridade, que é a sua vocação. Queremos fazer isso na prática. A intenção é que nosso conselho comunitário funcione e que, de fato, a sociedade se aproprie da universidade”, declarou.

Novo vice-diretor do campus, Reinaldo Miranda é docente da FUP desde 2009. Ele apontou como missão da diretoria nos próximos quatro anos construir uma unidade emancipadora e transformadora. “Que possamos ter o papel de extrema importância de resgatar um local capaz de discutir as diferenças, as desigualdades e todas as perspectivas da sociedade de uma maneira muito mais próxima”, desejou Miranda.

Ao deixar o cargo, o ex-diretor da unidade e atual assessor da reitoria da UnB, Luiz Antônio Pasquetti, lembrou as conquistas do campus, que completou dez anos em 2016. Para ele, o balanço do mandato é positivo, sobretudo devido à ampliação do diálogo com a comunidade local, das parcerias internacionais, da criação de novos programas de pós-graduação – são quatro mestrados e um doutorado –, além de outros êxitos.

“Hoje temos 1.400 estudantes no nosso campus. Consolidamos nossos cursos de graduação com a ampliação das possibilidades de acesso e permanência dos alunos e com a chegada de novos professores. Também concluímos quatro obras importantes que foram planejadas durante o Reuni [Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades]”, comemorou Pasquetti.

Presente na cerimônia, a reitora da UnB, Márcia Abrahão, destacou as principais características que marcaram a trajetória da FUP ao longo de dez anos, como o fato de ser a primeira unidade da UnB a ter um conselho comunitário. “É uma faculdade que nasceu para ser interdisciplinar e integrada à comunidade – e ela cumpre muito bem esses papéis. A FUP tem todas as características que Darcy Ribeiro pensou para a Universidade de Brasília. Temos ainda muitos desafios, mas certamente a faculdade está seguindo muito seu caminho”, avaliou Abrahão.

Marcelo Bizerril e Reinaldo Miranda, diretor e vice respectivamente, estarão à frente da FUP nos próximos quatro anos. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

PERFIL – O vínculo de Marcelo Ximenes Aguiar Bizerril com a UnB vem de longa data. Na instituição, graduou-se, em 1993, em Ciências Biológicas; fez mestrado, de 1993 a 1995, e doutorado, de 1997 a 2001, em Ecologia. O pós-doutorado em Políticas e Gestão do Ensino Superior, por sua vez, foi realizado na Universidade de Avoeiro, em Portugal, no ano de 2015. Também é professor nos programas de Pós-Graduação da UnB em Ensino de Ciências (PPGEC), em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPGMADER) e em Educação em Ciências (PPGEDUC). Acumula experiência em cargos administrativos de sua passagem pela diretoria da FUP, de 2008 a 2012.

Reinaldo José Miranda Filho é graduado em Engenharia Agronômica (2003), mestre em Fitopatologia – Doenças Parasitárias de Plantas (2006) e doutor também em Fitopatologia (2009), todos pela Universidade de Brasília. Foi coordenador da área de Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia e do curso de Gestão do Agronegócio da FUP.