COMUNICAÇÃO

Projetos desenvolvidos por estudantes de graduação são premiados em quatro modalidades em congresso da Intercom

Foto: Reprodução

Quatro trabalhos da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília foram premiados na etapa nacional do Expocom 2015 – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. A cerimônia ocorreu durante o XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em setembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Os graduandos Kirk Douglas Guedes e Raquel Sabatovicz foram vencedores da modalidade Website. Júlia Barros, Luiza Dumont e Carolina Lima conquistaram o primeiro lugar em Projeto de Assessoria de Comunicação Governamental. Ganharam, ainda, as egressas Jéssica Paula, em Livro-reportagem, e Iasminny Thabata e Kelsiane Nunes, em Revista-laboratório Impressa. Os trabalhos vencedores haviam sido premiados na etapa Centro Oeste da Expocom 2015 e, por isso, puderam concorrer ao premio nacional.

Consagrado na modalidade Website, o trabalho Guia do Mochileiro das Galáxias foi desenvolvido por estudantes do curso de Comunicação Organizacional e fez parte da campanha de recepção aos alunos do primeiro semestre de 2015 da Universidade de Brasília. “A ideia foi criar um site, específico para os calouros, com todas as informações que precisassem e as possíveis dúvidas”, explica Raquel Sabatovicz, uma das autoras do guia.

Ela destaca, ainda, que a estrutura do website foi o diferencial para a conquista do prêmio. “Nossa página tem fundo preto, uma galáxia, tem movimentação de cores e personagens que irão ambientar o estudante. Acabou tendo um efeito visual muito bonito. Trouxe algo mais leve, lúdico e divertido, e que convida o visitante a entrar na brincadeira”, salienta Raquel.

Raquel Sabatovicz foi uma das estudantes premiadas na Expocom. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

Júlia Barros foi uma das autoras do Projeto Livros Abertos: Comunicação Integrada e Cidadania, vencedor na modalidade Assessoria de Comunicação Governamental. O trabalho consistia em um planejamento de comunicação para a iniciativa de extensão da UnB Livros abertos, que incentiva a leitura crítica na infância.

O grupo elaborou marca da proposta, plano de comunicação, vídeo institucional, material impresso, assessoria de imprensa. Também gerenciou o conteúdo online, organizou evento e campanha de arrecadação de livros.

“Foi uma surpresa muito grande. Não esperávamos ganhar”, relata Júlia, estudante do curso de Comunicação Organizacional, que participou pela primeira vez da Expocom.

RECONHECIMENTO – A professora da FAC, Dione Moura, atribui os resultados positivos a, principalmente, três fatores: “Temos alunos motivados, com iniciativa para se candidatar a concursos e defender seu trabalho; laboratórios de pesquisa que dão suporte aos projetos; e um corpo de professores qualificado e motivado, que instiga os alunos a participarem”.

Dione foi, também, orientadora das egressas Iasminny Thabata e Kelsiane Nunes, vencedoras na categoria Revista-laboratório Impressa. O trabalho foi um relato da experiência vivida pela equipe de estudantes e professores na construção colaborativa da Campus Repórter, publicação da FAC. A intenção foi apresentar a experiência multidisciplinar, desafios e conquistas do veículo em busca de produções de excelência ainda dentro do ambiente universitário.

Para o diretor da Faculdade de Comunicação, Fernando Paulino, as premiações representam a qualidade e o esforço do corpo docente e discente na elaboração de projetos experimentais com relevância acadêmica e social. “Os resultados positivos representam estímulo para que os próximos formandos façam com ainda mais empenho os seus projetos finais, proporcionando satisfação pessoal, qualificação profissional e excelência acadêmica”, ressalta Paulino.

EXPOCOM – A Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação é um prêmio que visa reconhecer os melhores trabalhos produzidos por estudantes de graduação. São contempladas as áreas de Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Produção Editorial e Produção Transdisciplinar em Comunicação. Ao todo, são 71 modalidades para concorrer.

Os melhores trabalhos são selecionados por um júri virtual, formado por professores e profissionais de todo o país.