SAÚDE

Iniciativa do Hospital Universitário reúne alunos e especialista em palestras para esclarecer terceirizados sobre prevenção do câncer de cabeça e pescoço

 

Você sabe o que é câncer de cabeça e pescoço? E os fatores de risco para contrair a doença? Para esclarecer essas e outras questões, um grupo de estudantes de Fonoaudiologia da UnB, acompanhados de uma fonoaudióloga do Hospital Universitário de Brasília (HUB), realizaram palestras aos profissionais terceirizados do hospital, no dia 23 de julho. Trabalhadores de rouparia, refeitório, higienização e manutenção receberam as visitas.

Aluna do 6º semestre do curso, Karolina Fontoura e mais 14 estudantes participaram da ação. “Sempre temos essa preocupação com a comunidade e com o paciente, mas focar no trabalhador também é importante para a prevenção”, opina a estudante. Além de ações de extensão como essa, a equipe de aprendizes e especialistas desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de fonoaudiologia oncológica. Atualmente, 45 alunos de graduação e pós-graduação atuam na Unidade de Oncologia do HUB.

DADOS A região da cabeça e do pescoço, responsável por respiração, mastigação, fala e deglutição, pode apresentar tumores na pele, língua, laringe, faringe, nariz, garganta e outros órgãos. “Os fatores de risco para o aparecimento de tumores nesses locais são o consumo diário de álcool e tabaco e o papiloma vírus humano (HPV), contraído pelo sexo, inclusive o oral, sem camisinha”, explica a professora e fonoaudióloga à frente da ação, Cristina Furia.

Se diagnosticados precocemente, esses tipos de câncer têm de 90% a 95% de chances de cura. No entanto, conforme explica a docente, 80% dos casos são descobertos tardiamente, quando já estão avançados. Como dica de prevenção, ela orienta a fazer o autoexame e procurar atendimento médico se houver sintomas. “As pessoas devem observar se boca, língua, garganta e mucosas internas apresentam alguma lesão, como afta que demora a sarar, dificuldade para engolir e voz rouca que não melhora”, enumera.

Equipe de estudantes e docente instruíram trabalhadores do HUB na prevenção ao câncer. Foto: Comunicação Ebserh

 

Os participantes aproveitaram a ocasião para esclarecer dúvidas e aprender sobre o assunto. “Informação é sempre bem-vinda. É importante levarmos para outros colegas do trabalho e para as pessoas da nossa casa”, disse a auxiliar de lavanderia Bruna Lino Pereira.

JULHO VERDE A iniciativa faz parte da campanha Julho Verde, que orienta sobre prevenção de câncer de cabeça e pescoço. A programação também incluiu palestras aos pacientes do Hospital de Base e aos funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB). De acordo com Cristina Furia, o objetivo é justamente ter o público como aliado na multiplicação do conhecimento. 

Nesta sexta-feira (27), celebra-se o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. Por isso, durante todo o mês de julho a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), as sociedades médicas e as equipes de saúde trabalham para conscientizar a sociedade, por meio da campanha Julho Verde.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.