ATENÇÃO

Seminário discute estresse psicológico na vida acadêmica. Objetivo é coletar informações para desenvolver estratégia de promoção à saúde mental

Prazos, responsabilidades, pressões sociais, cobranças. Apesar de possibilitar crescimento pessoal, a rotina acadêmica pode ser estressante. Mas há dúvidas sobre o quanto isso pode afetar a saúde de estudantes e trabalhadores e sobre que tipos de consequências esse estado mental pode acarretar. Por isso, acontece, nesta sexta-feira (1º), o seminário internacional Saúde Mental da Comunidade Acadêmica.

Com ênfase no debate sobre suicídio, o evento busca promover saúde mental e qualidade de vida no espaço universitário. As atividades ocorrem no auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), das 8h30 às 18h. As inscrições são gratuitas e realizadas pela internet. O seminário tem como público-alvo discentes, docentes, técnicos administrativos e demais colaboradores da Universidade de Brasília. Confira a programação.

"Queremos identificar esse sofrimento mental, seja informalmente ou por dados obtidos a partir de algumas unidades, chegando a informações sobre angústia e depressão, culminando até em tentativas e atos de suicídio”, relata Maria da Glória Lima, coordenadora do Observatório de Políticas de Atenção à Saúde Mental no Distrito Federal (Obsam), que organiza a ação. O observatório é vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Nesp/Ceam) da UnB.

A coordenadora explica que houve grande esforço para agregar diferentes unidades da Universidade em uma conversa acerca do assunto, na tentativa de mobilizar tantas pessoas quanto possível. “Esse primeiro evento tem o propósito de problematizar, conhecer um pouco essa questão de como anda a saúde mental da comunidade acadêmica em todas as suas esferas”, complementa Maria da Glória. Depois, o plano é avançar em ações estratégicas que possam melhorar a disposição psicológica e a qualidade de vida desse público.

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.