ALEITAMENTO MATERNO

Atividades envolvem profissionais de diversos setores, professores e estudantes

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) preparou uma programação especial para o Agosto Dourado, campanha de incentivo ao aleitamento materno. As ações serão realizadas nos dias 24, 25 e 26 de agosto e estão sendo coordenadas por profissionais da nutrição, hotelaria, Unidade Materno-Infantil, Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno (Banco de Leite) e Sanoli, além de professores e estudantes de Nutrição e Medicina e da Liga de Pediatria da Universidade de Brasília.

Nos dias 24 e 25 de agosto, serão montados estandes no HUB para passar orientações sobre a amamentação. Nesta quinta-feira (24), serão dois estandes, das 7h às 13h, coordenados por estudantes de Nutrição, um na entrada do Ambulatório 1 e outro na frente do refeitório (Unidade 1).

Na sexta-feira (25), os alunos da Liga de Pediatria ficarão responsáveis por um estande entre as Unidades 1 e 2, das 13h às 18h. Os estudantes também passarão em alguns setores do hospital para orientar pacientes.

No sábado (26), a programação será no Parque Olhos D’Água (413/414 Norte). Das 10h às 12h, a equipe do hospital estará no quiosque central do parque abordando a população e orientando sobre a importância da amamentação.

“O objetivo é colocar o assunto amamentação em pauta. Falar sobre a importância, que é preciso amamentação exclusiva até os seis meses do bebê. É uma contribuição do HUB com o Agosto Dourado”, explica a responsável pelo Núcleo de Incentivo ao Aleitamento Materno do HUB, Rita de Fátima Pinto.

Para reforçar a campanha, setores do hospital estão decorados com balões dourados e materiais informativos. Também serão distribuídos laços dourados com a mensagem Todos juntos pela amamentação.

AGOSTO DOURADO – Este ano, foi sancionada uma lei que institui o mês de agosto como o mês do aleitamento materno e orienta a realização de ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação. No mesmo mês, é realizada a Semana Mundial do Aleitamento Materno, comemorada em 150 países, de 1º a 7 de agosto. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a campanha desde 1999. Este ano, o tema é Trabalhando juntos pela amamentação, sem conflitos de interesse.

Data: 24 de agosto (quinta-feira)
Local: Ambulatório 1 e refeitório

Data: 25 de agosto (sexta-feira)
Local: entre as Unidades 1 e 2