ESPORTE

Nayara Chagas alcança 21ª colocação em mundial de duatlo. Atleta lidera rankings nacionais e pode ser campeã brasileira de triatlo de longa distância

Foto: Júlio Minassi/Secom UnB

Os bons desempenhos no duatlo e no triatlo, na categoria de longa distância, credenciaram a estudante de Educação Física Nayara Chagas a ser convocada pela Confederaçã Brasileira de Triathlon para disputar mundiais das modalidades. No último dia 6, a atleta foi a 21ª colocada no mundial de duatlo, realizado em Áviles, na Espanha. Em setembro, a disputa será no triatlo. As convocações ratificam a graduanda como uma das melhores atletas de elite do país. Enquanto isso, ela se destaca no cenário nacional e está próxima de garantir o título do Campeonato Brasileiro de Triatlo de longa distância.

Com a colocação na competição internacional, Nayara subiu para o 16º lugar no ranking mundial de duatlo. Com isto, dá continuidade a uma sequência de bons resultados na modalidade. No fim de abril, em Porto Alegre (RS), conquistou o 2º lugar no campeonato brasileiro de duatlo e venceu o campeonato Pan-Americano, em Cali, na Colômbia, no fim de 2015. Atualmente, a atleta lidera o ranking brasileiro da categoria.

TRIATLO - Os laços de Nayara com a UnB são mais antigos, desde os tempos em que estudou e se formou em Biologia. Já sua carreira no triatlo é mais recente, com início em 2013. O esporte é composto por provas de natação, ciclismo e corrida. Apesar do pouco tempo de prática, ela já se afirma como um dos grandes destaques no cenário nacional. Sua especialidade é o triatlo de longa distância, onde são percorridos 3 km de natação, 80 km de ciclismo e 20 km de corrida.

Também lidera o campeonato brasileiro da categoria, graças ao primeiro lugar conquistado em março, na etapa de Fortaleza. A segunda e última etapa da competição ocorre em outubro, em Salvador. Uma boa colocação a garante como campeã brasileira de triatlo de longa distância.

“Estou muito feliz. Fiz a primeira etapa sem grandes expectativas. Sabia que iria bem na prova, mas não esperava ganhar e ainda com uma boa vantagem como foi. Com esta possibilidade de ser campeã, as expectativas são as melhores”, resume a atleta.

Foto: Júlio Minassi/Secom UnB

Tais resultados têm gerado bons frutos à estudante. Atual líder do ranking brasileiro de triatlo de longa distância, Nayara foi convocada pela primeira vez para seleção brasileira que irá disputar o Campeonato Mundial da categoria, em Oklahoma (EUA), no dia 24 de setembro.

Representar o país não é novidade para a estudante. Com raízes no atletismo, esporte que começou a praticar aos 15 anos, Nayara chegou a ser convocada para seleção brasileira juvenil e sub-23 de atletismo. Suas especialidades sempre foram provas de longas distâncias, como 5 mil e 10 mil metros, e provas de rua, correndo meias maratonas. Ela ainda representa a UnB em provas de atletismo.

CONECTADA - A estudante revela outra paixão: as redes sociais. Além de se dedicar aos treinos e aos estudos, a atleta possui um blog, o Garota Triatleta. Criado este ano, a página foi um espaço encontrado por ela para aproximar as pessoas do esporte. Voltado ao público feminino, ele é alimentado com posts semanais, onde compartilha experiências, conhecimento e principalmente dicas sobre alimentação, vida saudável e sobre a modalidade.