ESPORTE

Em sua primeira convocação para equipe adulta, Ícaro Ludgero disputará campeonato sul-americano. Atleta sonha com participação em Olimpíadas

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

O estudante Ícaro Ludgero Pereira, da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, foi convocado para representar o Brasil no XLIII Campeonato Sul-Americano Absoluto de Natação. Foram 28 atletas chamados para a competição, que ocorre de 29 de março a 3 de abril, na cidade de Assunção, no Paraguai. É a primeira convocação do atleta de 19 anos para a seleção brasileira principal.

Ícaro acumula passagens vitoriosas pelas equipes infantil, juvenil e júnior do Brasil. “Desde o ano passado, estava ansioso e na expectativa por esta convocação. Quando saiu, fiquei bem feliz, porque é um reconhecimento do meu trabalho”, conta o atleta.

CONVOCAÇÃO – A lista com os nadadores chamados foi divulgada na página da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), no último dia 27. A escolha foi baseada no desempenho dos atletas no Campeonato Open, disputado em dezembro. Ícaro se destacou nas provas de 200 e 400 metros medley, categoria que combina os quatro estilos de natação: borboleta, costas, peito e crawl.

Outro fator que contribuiu para sua convocação e de outros estreantes foi o pedido de dispensa de atletas consagrados, que visam a participação no Troféu Maria Lenk, disputado em abril, e que dará as últimas vagas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Ainda assim, a seleção contará com nomes de peso da natação brasileira e mundial. Muitos deles, Ícaro considera-se fã, como Guilherme Guido, Felipe França, Henrique Rodrigues e Etiene Medeiros, nadadores vencedores em Pan-Americanos e mundiais da modalidade. Apesar de sempre competir contra atletas de elite, se diz ansioso para estar lado a lado com eles.

Ilustração: Marcelo Reis Jatobá/Secom UnB

TRAJETÓRIA - Ícaro conta que, desde criança, sempre praticou muitos esportes. Começou a nadar entre três e quatro anos de idade, mas somente aos nove, em 2006, passou a treinar regularmente. Seu técnico sempre foi seu pai, Fabrício Pereira. “Com o tempo, tudo foi ficando sério. Comecei a treinar cinco, seis vezes por semana, consegui bons resultados e tive de deixar os outros esportes. Como treinava com meu pai, optei pela natação”, explica.

Apesar de viver e treinar em Brasília, Ícaro representa o Fluminense, do Rio de Janeiro, nos torneios que disputa. O clube carioca o auxilia com despesas, como inscrição em campeonatos, passagens e hospedagens

Ele admite a dificuldade de conciliar a vida de atleta e estudante, mas conta com a compreensão de professores, a ajuda de colegas e de seu próprio empenho para recuperar o conteúdo perdido na Universidade. Atualmente, ele treina em dois períodos, de segunda a sábado. Ele leva para os treinamentos o mesmo foco nos estudos. “É algo que tenho trabalhado sempre com meu pai, cada medalha ganha não vale nada sem o esforço”.

Com Michael Phelps e Thiago Pereira como grandes inspirações, o estudante reconhece ser muito complicado disputar os Jogos Olímpicos em 2016. Apesar de alcançar tempos expressivos nas competições de base, ainda seria necessário superar seus recordes pessoais para conseguir a vaga. Quando alcançou estas marcas (veja quadro acima), ele garante que não estava na sua melhor condição física e que, por isso, poderá melhorá-las nos próximos torneios, como o caso do Troféu Maria Lenk, em abril. No entanto, afirma ter, como meta, os Jogos Olímpicos de 2020.

PRÊMIOS – Ícaro Ludgero construiu uma carreira com muitas vitórias e recordes nas competições de base. Entre 2011 e 2015, sempre conquistou ao menos um ouro no Campeonato Brasileiro da categoria. Entre os adultos, também já foi medalhista. Foi ainda campeão pan-americano escolar, campeão mundial escolar católico e terceiro lugar no campeonato mundial escolar.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.