ESPORTE COMUNITÁRIO

Iniciativa a preços populares faz parte do estímulo a autonomia das entidades de promoção a modalidades. Recursos arrecadados contribuem para a manutenção das piscinas

Piscina do CO está aberta à comunidade. Foto: Júlio Minasi/DEL-DAC

Nadar na Universidade de Brasília é mais que uma opção de lazer. Desde o início deste semestre, o Clube de Natação oferece aulas da modalidade, de segunda a sexta-feira, no Centro Olímpico (CO). As turmas têm capacidade para até 16 pessoas e estão disponíveis da adaptação até níveis de condicionamento mais avançados. As inscrições estão abertas para as comunidades interna e externa, no próprio local ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As aulas já estão disponíveis entre 12h e 14h. Até o fim do mês, as atividades também serão ofertadas entre 6h e 8h e das 18h às 20h. Cada sessão dura de 50 a 60 minutos. A mensalidade é de R$ 80 para dois treinos semanais e de R$ 95 para três treinos. Dez por cento das vagas são destinadas a bolsas integrais para pessoas atendidas pelos programas de Assistência Estudantil da UnB.

“Já usava a piscina quando estava disponível apenas para lazer, mas agora ficou bem melhor”, diz a mestranda em Geologia Maria Eduarda Ramos. Natural de Minas Gerais, a estudante nada desde criança e afirma que fazer atividade física tem impacto positivo nas suas rotinas. “É um momento para extravasar. Era essencial que começássemos a aproveitar esse espaço”, avalia a estudante, que chegou a procurar aulas em academias, mas encontrou valores cerca de três vezes maiores que os praticados pelo Clube de Natação.

Iniciante na modalidade, o estudante de Ciências Sociais Paulo Henrique Fonseca tem ido diariamente à piscina do CO. “Minha meta é aprender a nadar. O bom é que consigo vir aqui sem precisar fazer grandes deslocamentos”, afirma o aluno, que classifica como “muito positiva a iniciativa de oferecer aulas por preços acessíveis”.

“Tínhamos um espaço ocioso, que agora está disponível para toda a comunidade”, destaca Eduardo Barbosa, professor voluntário do Clube de Natação. “A vida acadêmica não é fácil. Praticar um esporte no campus agrega muito para melhorar essa rotina”, diz ele, que é graduado na Faculdade de Educação Física (FEF) e cursa especialização em Treinamento de Força e Musculação na mesma unidade.

GESTÃO DE RECURSOS A iniciativa do Clube de Natação é estimulada pela Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), que acompanha o trabalho dos clubes registrados. A agremiação da natação foi uma das primeiras do segmento a ter inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Dessa forma, pode atuar como entidade autônoma e oferecer atividades pagas para se viabilizar e ajudar a manter o funcionamento das estruturas.

Os custos operacionais, incluindo o pagamento de instrutores, devem consumir até 60% das receitas, conforme regulamentado pela DEL. O clube retém 20% para compra de equipamentos, despesas rotineiras e investimentos necessários. Os demais 20% são repassados ao Centro Olímpico por meio de guias de recolhimento e da compra de materiais para o funcionamento da piscina.

“Queremos atender a uma demanda reprimida pela prática esportiva, ao mesmo tempo em que incentivamos uma postura empreendedora dos clubes”, explica o diretor da DEL, Alexandre Rezende. “O Clube de Natação sai na frente e pode estimular os demais”, avalia o gestor, que é docente da FEF e coordena o Grupo de Estudo de Natação Especial (Genes).

Rezende vê o fortalecimento das agremiações como passo necessário à expansão da oferta de modalidades e ao fortalecimento da presença da UnB em competições universitárias. Em 2017, a instituição foi reconhecida como a melhor instituição de ensino superior pública em desporto universitário pelo Troféu Eficiência, da CBDU.

EXPANSÃO – O professor voluntário Eduardo Barbosa considera que o desenvolvimento dos clubes “abre oportunidade para uma vivência prática da gestão”. Ele projeta o crescimento da agremiação de natação no segundo semestre, com o uso da piscina olímpica, de 50 metros. Hoje, as atividades são realizadas em parte das raias da piscina de 25 metros, que também abre para lazer.

Barbosa também pretende realizar ações a fim de atrair o interesse para a natação. “Queremos aproveitar a presença do César Cielo em Brasília, prevista para setembro ou outubro, e trazê-lo para uma apresentação aqui”, projeta.