DESPORTO

Diretoria de Esporte e Lazer busca voluntários para campeonato mundial de Kung Fu. Até quinta-feira (15), setor promove mostra esportiva no ICC Sul

Troféus de conquistas recentes dos esportes de representação da UnB estarão em mostra esportiva organizada pela DEL/DAC. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O semestre letivo regular na Universidade de Brasília começou nesta segunda-feira (5) e estudantes que se interessam por esportes já podem acompanhar na página da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) as novidades relacionadas ao tema. De 12 a 15 de março, acontece a primeira mostra esportiva da UnB. Sempre às 12h, na ala sul do Instituto Central de Ciências (ICC), clubes esportivos apresentam à comunidade informações sobre participação em treinos, testes, seletivas e competições.

Troféus de conquistas recentes dos esportes de representação da Universidade serão expostos e haverá performances de atletas de jiu-jitsu, judô, caratê, kung fu e taekwondo. Os clubes realizarão dinâmicas e vão distribuir brindes nos arredores das instalações, buscando integrar a comunidade.

“Teremos a oportunidade de mostrar um pouco dos nossos clubes, que, às vezes, são mais conhecidos fora do que dentro da UnB”, avalia o vice-presidente do Clube Desportivo Futebol Universidade de Brasília, Hugo Almeida, um dos participantes confirmados. Graduado em Educação Física, Almeida liderou o trabalho que culminou com a presença da equipe na segunda divisão do campeonato brasiliense de futebol profissional. Durante a mostra, camisas do time para as competições oficiais de 2018 estarão à venda.

A estudante de Geografia e presidente do Clube de Judô, Beatriz Martins, anuncia que a equipe vai realizar um treino aberto. "A ideia é mostrar um pouco da arte e da filosofia da modalidade”, antecipa. Para o coordenador de esporte da DEL, Carlos Alberto Diniz, o evento tem objetivos claros: dar mais visibilidade às agremiações e fazer surgir novos talentos. “Esperamos que a iniciativa tenha sucesso e que tenhamos uma mostra com grande participação da comunidade.”

Veja abaixo o calendário de apresentações:
12/3 • Judô
13/3 • Jiu-jitsu
14/3 • Kung Fu/Taekwondo
15/3 • Caratê

VOLUNTÁRIOS Neste mês de março, a DEL também está em busca de voluntários para atuar no 7º Campeonato Mundial Júnior de Wushu, que reúne atletas de 60 países em Brasília no mês de julho. São 50 vagas para interessados, que devem ter domínio do inglês.

A participação de estudantes da UnB pode render 4 créditos por meio da disciplina de módulo livre Projeto de Extensão em Educação Física, 1 ou 2. A matéria não é ofertada no sistema Matrícula Web. A inscrição deve ser feita, até 16 de março, por meio de formulários na Faculdade de Educação Física (FEF) ou na sede da DEL, na ala sul do ICC, ao lado da Caixa Econômica Federal.

O trabalho voluntário também pode valer 4 créditos de extensão. Para isso, é preciso se vincular ao Programa Multidisciplinar do Esporte Universitário até 7 de abril. O formulário para ingresso está no Sistema de Extensão (Siex) com o código 57321.

É possível ainda se voluntariar apenas pelo certificado emitido pela organização do evento, que poderá ser utilizado como comprovação de atividade complementar. A carga horária total de participação é de 60 horas, divididas entre o treinamento e a atuação no evento. A fase de capacitação está prevista para começar em 11 de abril.

Para mais informações, acesse o site de esportes da UnB.