DESPORTO

Segunda mais bem colocada entre 270 instituições, Universidade brilha em premiação esportiva que reconhece conquistas ao longo do ano

Conquistas como a de Geciária Nery, bronze na marcha atlética do Jubs, levaram a UnB a ser a melhor federal em esportes em 2017. Foto: Júlio Minasi/DEA-DAC

Após dois anos na terceira colocação, o esporte da Universidade de Brasília sobe mais um degrau no pódio do Troféu Eficiência da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Os resultados nas competições oficiais em 2017 garantiram à UnB o segundo melhor desempenho entre 270 instituições de ensino superior de todo o país, públicas e privadas. A cerimônia de entrega do troféu acontece no início do próximo semestre, em local a ser definido.

>> Confira a classificação final do Troféu Eficiência para Universidades e Federações

A UnB somou ao todo 720 pontos, 250 menos que a paulista Unip. As dez medalhas no Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a participação vitoriosa nas ligas desportivas e nos jogos de praia foram decisivas para a conquista. Pelo destaque no Troféu Eficiência 2017, a reitora Márcia Abrahão parabeniza cada atleta que representou a Universidade ao longo do ano. Ela ressalta que o fortalecimento do esporte é uma das metas da administração.

“Neste ano, reestruturamos o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) e criamos uma diretoria exclusiva para lidar com o assunto, a Diretoria de Esporte e Lazer (DEL), como parte da estratégia para ampliar o apoio aos nossos atletas. Já avançamos, mas ainda temos muitos desafios a serem superados”, considera.

Troféu de 3º colocado, recebido pela UnB em referência ao desempenho de 2016. Em 2017, Universidade subiu uma posição. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O feito teve reflexos também no ranking das federações, alçando a entidade do Distrito Federal (Fesu) ao segundo posto nacional. A UnB também terminou como uma das duas únicas instituições públicas no top 5 do ranking, a UFRN é a outra, no quarto lugar geral.

QUALIDADE “O maior mérito nessa conquista é dos atletas. São estudantes que se dedicam muito para conciliar a rotina de estudos e treinos”, diz o coordenador de esporte da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC), Carlos Alberto Diniz. “Estamos muito felizes com mais esse troféu. Vamos continuar trabalhando para promover com qualidade não só as modalidades de representação, mas também o esporte comunitário”, afirma.

No mesmo sentido, o decano de Assuntos Comunitários, André Reis, ressalta a valorização de todos os programas de esporte promovidos na instituição, dos grandes jogos por equipes até as atividades recreativas. “Todas as práticas, em todas as suas dimensões, têm como objetivo primordial a participação da comunidade universitária na perspectiva da promoção da saúde e da qualidade de vida”, frisa.