INTEGRAÇÃO

Cross Cerrado atesta interesse da comunidade pelo esporte

Pedro Henrique Ferreira e Basílio Júnior, segundo e primeiro colocados na categoria 16 a 25 anos, e diretor da FUP, Marcelo Bizerril. Foto: Júlio Minasi/DEA-DAC

Faltavam poucos minutos para o início da prova e dezenas de corredores estavam lá, concentrados. Ainda apreensivos pela possibilidade de chuva, faziam os últimos aquecimentos para encarar os cinco quilômetros do percurso de terra nas áreas verdes que cercam a Faculdade UnB Planaltina (FUP). Na manhã desta sexta-feira (10), o campus sediou o tradicional Cross Cerrado e, mais uma vez, deu mostras do apreço da comunidade pelo esporte.

“A corrida é importante para a integração no campus. Atrai muita gente para fazer esporte, para superar limites”, avalia Gisele Gonçalves, estudante de Gestão do Agronegócio. Inscrita pela terceira vez em um Cross Cerrado, ela garantiu a terceira colocação entre as corredoras de 16 a 25 anos. “O objetivo era não chegar por último”, brinca.

Ainda em tratamento de uma lesão no joelho, o também aluno de Gestão Rômulo Cipriano elogiou o circuito e saiu satisfeito com a participação. “Gostei muito. A ideia era completar a prova e cheguei inteiro”, diz. O estudante de Ciências Naturais Matheus Sousa foi outro a aprovar o evento e o próprio desempenho. “Achei muito bacana. É bom a gente ter essas alternativas para escapar um pouco da rotina da sala de aula.”

A participação da comunidade interna e de pessoas da região foi acompanhada com entusiasmo pelo diretor da FUP, Marcelo Bizerril. Ele diz que o esporte faz parte da rotina local e que há prática frequente de modalidades como vôlei e futebol. “Temos muita demanda por ações como essas e muita gente praticando esporte. O trajeto da corrida, por exemplo, é um local conhecido de treinamento”, afirma o gestor, que também participou da prova.

DESEMPENHO – A disputa teve largada única, mas apresentou resultados divididos por gênero e por três faixas etárias: de 16 a 25, de 26 a 45 e acima de 46 anos. Primeiro colocado geral e medalhista na categoria dos mais jovens, Basílio Júnior completou a corrida em 15,44 minutos. “Foi bom demais vir e correr entre amigos”, diz ele, que é morador de Sobradinho e estuda Zootecnia em faculdade privada.

Maria Sandra Silva representou os atletas profissionais em corrida na FUP. Foto: Júlio Minasi/DEA-DAC

A primeira entre as mulheres foi a experiente Maria Sandra Silva. Vencedora de maratonas e com participações no pelotão da frente em corridas como a São Silvestre, ela disse ter gostado de correr entre quem ainda não tem o foco no resultado. “É bom para ambos os lados essa interação. Aproveitei e utilizei a prova como treino”, avaliou, ao garantir a medalha de ouro entre as atletas de 26 e 45 anos.

ORGANIZAÇÃO – O Cross Cerrado foi promovido pela FUP com o apoio da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC). “Com certeza, estou muito satisfeito”, disse o técnico administrativo Joaquim Augusto Oliveira, responsável pela organização local. “As atividades esportivas são um caminho importante para a união de todos na Universidade.”

Gestor do esporte na DEA, o professor Alexandre Rezende informou que a diretoria está disponível para auxiliar em eventos como esse nos campi. Em Planaltina, seis profissionais da DEA atuaram para garantir a estrutura da corrida. “Precisamos destacar essas oportunidades de parceria. Nosso interesse é estar sempre perto, atuando na promoção do esporte e da qualidade de vida”, afirmou.

Veja mais fotos do Cross Cerrado em Planaltina.

Saiba mais sobre as edições da corrida no campus de Ceilândia e no Centro Olímpico.