ESPORTE

Maior evento esportivo da UnB começa em 21 outubro. Atletas e voluntários podem se cadastrar pela internet

Arte: DEA-DAC

Os Jogos Internos da Universidade de Brasília (JIUnBs) chegam à 32ª edição para reforçar a vocação histórica de integrar a comunidade por meio do esporte. A competição deste ano tem 23 modalidades confirmadas e vai ser disputada entre 21 e 29 de outubro. As inscrições podem ser realizadas via internet e, no momento, estão abertas para entidades.

Estudantes, professores, técnicos e colaboradores da Universidade poderão se inscrever em breve. Na próxima segunda-feira (9), às 13h30, a DEA realiza reunião para esclarecer dúvidas a respeito do regulamento.

>> Confira o regulamento dos XXXII JIUnBs

A edição 2017 representa a volta dos jogos em sua plenitude. Após hiato de três anos, o evento foi retomado em 2016 em versão reduzida, com a coordenação da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC). Desta vez, a disputa fica a cargo dos clubes esportivos, com o apoio da DEA e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

JIUnBs versão reduzida, em 2016, teve premiação confeccionada por marceneiros da Prefeitura da UnB. Foto: Hugo Costa/DEA-DAC

“Os clubes têm a função de organizar as modalidades e também de divulgar o evento”, explica a estudante de Nutrição Amanda Monteiro, presidente do Clube de Karate da UnB.

“É uma oportunidade de conseguir mais experiência na promoção dessas competições e dar mais visibilidade ao esporte”, avalia.

Responsável pelo esporte na DEA, Alexandre Rezende classifica o envolvimento dos estudantes como fundamental para a realização dos jogos.

“Precisamos que essa integração seja um passo importante também para reconstituirmos a Associação Atlética Acadêmica da UnB, que deve ser a principal responsável pelo evento”, afirma ele, em menção à AAAUnB, inativa há cinco anos.

VOLUNTARIADO – As inscrições para os voluntários nos JIUnBs também estão abertas. A presença em atividades de apoio nas competições vai garantir certificado de participação. “No mundo inteiro, o esporte, independentemente do tamanho do evento, anda de mãos dadas com o voluntariado”, diz Alexandre Rezende. “Esse tipo de envolvimento cidadão contribui para a formação pessoal e profissional”, completa.

JIUnBs
De 21 a 29 de outubro
Inscrições para atletas conforme os limites das modalidades
Inscrições para voluntariado até 20 de outubro