55 ANOS

Mostra composta por 92 fotos conta a história da Universidade e pode ser conferida na ala central do Minhocão

Exposição conta a história da Universidade de Brasília em 92 fotos. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Um dos principais prédios acadêmicos da Universidade de Brasília, o Instituto Central de Ciências (ICC), popularmente conhecido como Minhocão, recebe, a partir de 2 de maio, a exposição UnB 55 anos – Ciência e Ousadia. A mostra é composta por 92 fotos históricas, distribuídas em 45 banners, e será exibida nas colunas que fazem parte da estrutura arquitetônica do prédio.

"A exposição reúne diferentes personagens e momentos que marcaram a história da UnB ao longo dessas cinco décadas e meia. Não há palco mais adequado para essa mostra do que o próprio ICC e seu colunado espetacular", afirma o vice-reitor Enrique Huelva, que preside a Comissão UnB 55, responsável pelas atividades comemorativas do aniversário da instituição. “É uma exposição aberta, que presenteia todos que estiverem de passagem com a possibilidade de mergulhar nessa história”, completa.

A escolha das fotografias foi baseada em um critério cronológico, abrangendo desde a criação da Universidade até os dias atuais. A maior parte do registro histórico foi cedida pelo Arquivo Central da UnB. A esta, somaram-se imagens cedidas pelo Arquivo Público do Distrito Federal, pelo Centro de Documentação (Cedoc) da Faculdade de Comunicação, pelo Projeto Rondon e pela Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB.

"As fotos estão divididas entre momentos, personalidades e construções arquitetônicas. Englobam passagens dramáticas da história da UnB, como a invasão de 1977 e a greve de 1989. São registros que conversam entre si, seja no preto e branco, que remete à criação da Universidade, ou nas fotografias coloridas, que trazem a vivacidade da UnB de hoje", detalha o fotógrafo Beto Monteiro, da Secom.

A iniciativa instiga o público não apenas a conhecer o passado, mas a entender o presente e projetar o futuro. “A UnB passou por um processo de construção do qual participaram muitas pessoas, em diferentes momentos. Em vários casos, esse processo foi de resistência às pressões externas que se dirigiam contra a própria essência da Universidade em sua função social. A exposição traz à tona estas questões. É um momento de conscientização e um convite à comunidade para reflexão sobre a importância de uma universidade plena, autônoma, pública e de qualidade”, afirma o vice-reitor Enrique Huelva.

A exposição UnB 55 anos – Ciência e Ousadia faz parte das atividades comemorativas pelo aniversário da instituição e está prevista para ser exibida até o final do ano.