FACULDADE DE PLANALTINA

Projeto de pesquisa integra ações de apoio à regularização ambiental para assentamentos de reforma agrária em municípios do norte do estado do Mato Grosso

Foto: Divulgação - Projeto Radis-MT/FUP UnB

Para ampliar a discussão sobre agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária e regularização ambiental, a Faculdade UnB Planaltina (FUP) recebeu, no dia 14 de setembro, o primeiro seminário do projeto de pesquisa Regularização Ambiental e Diagnóstico dos Sistemas Agrários dos Assentamentos da Região Norte do Estado do Mato Grosso (Radis-MT/FUP UnB). O evento é o primeiro de um ciclo de atividades a serem realizadas pela iniciativa ainda neste ano.

Pesquisadores e profissionais discutiram o contexto atual, desafios e perspectivas para as famílias assentadas e as políticas públicas do setor. A diretora em exercício da Faculdade UnB Planaltina, Elizabeth Mamede, comentou sobre a importância do projeto não só para a região de abrangência, mas também para a pesquisa acadêmica, institucional e extensão. Ressaltou, ainda, a importância da equipe do projeto e de seus parceiros, bem como da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e do Incra.

O professor Reinaldo José de Miranda Filho, coordenador substituto do projeto, destacou o alinhamento que o Radis possui com as linhas de pesquisa da FUP, principalmente com Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, e Ciências Ambientais. Segundo o docente, a equipe já está atuando junto aos assentamentos, com uma expectativa de atendimento de aproximadamente 7,5 mil famílias até fevereiro de 2017.

Os desafios e perspectivas da reforma agrária no país foram abordados pelo professor Sérgio Sauer, da FUP e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-MADER/FUP), que apresentou dados sobre a concentração das terras nas propriedades rurais do país e as causas da expansão dos monocultivos.

A discussão sobre a produção e comercialização da soja no norte do Mato Grosso foi realizada pelo professor Ricardo Carvalho, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). O docente trouxe dados sobre o comportamento dos custos de produção e uma análise da (in)viabilidade da cultura mesmo para médias e grandes propriedades.

O professor Eric Sabourin, do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e do PPG-MADER/FUP, abordou os desafios para o planejamento do apoio à agricultura familiar na região, ressaltando os projetos para a região, alternativas para a agricultura familiar e os ensinamentos sobre as políticas públicas no Portal da Amazônia.

Finalizando as exposições, o docente Mário Lúcio de Ávila, coordenador do projeto, salientou que o desafio consiste em realizar as atividades de maneira a garantir que os diferentes enfoques (ambiental, social, produtivo, econômico e político) sejam considerados de maneira sistêmica na atuação da equipe.

O PROJETO – Parceria entre a Universidade de Brasília, coordenado pela Faculdade UnB Planaltina (FUP), e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o projeto visa apoiar a regularização ambiental em assentamentos de reforma agrária, situados em municípios do norte do estado do Mato Grosso, por meio da pesquisa e coleta de informações que servirão de base para a inscrição dos lotes e assentamentos no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, irá propor, a partir dos estudos, modelos e metodologia para recuperar as áreas de preservação permanentes degradadas, contribuindo nos diálogos para a elaboração do Programa de Recuperação Ambiental (PRAs), e avaliar os sistemas de produção existentes por meio da aplicação do diagnóstico de sistemas agrários.