UNB.FUTURO

Evento ocorreu na última quinta (15) no auditório da Reitoria

Foto: Beto Monteiro / Secom UnB

Alunos e professores lotaram o auditório da Reitoria na última quinta-feira (15) para assistir à palestra do geógrafo e epidemiologista Gérard Salem, da Université Paris Ouest Nanterre. Na ocasião, Salem falou sobre os efeitos da urbanização na saúde da população. A palestra marca a primeira reunião neste semestre da comissão UnB.Futuro.

“É importante fazer esse link. A maioria das pessoas vive em cidades e a previsão é que a população alcance a marca dos 9 bilhões até 2050”, disse o cientista, ao lembrar que a violência é a maior causa de mortes hoje no mundo.

Em São Francisco, nos Estados Unidos, por exemplo, o simples fato de uma pessoa nascer em determinada localidade define a expectativa de vida dela, segundo o professor.

Salem citou doenças relacionadas ao estilo de vida, à poluição e às condições precárias de moradia e trabalho. Entre elas, obesidade, diabetes e aquelas causadas pelo estresse, como câncer, cardiopatias e desordens mentais.

“Estar próximo de hospitais não significa ter acesso à saúde”, aponta. Para ele, prioridades sociais devem ser observadas e gestores das áreas de saúde e urbanismo precisam trabalhar juntos. “Cidades representam também oportunidades”, acredita.

Estiveram presentes, entre outros, o reitor Ivan Camargo, a vice-reitora Sônia Báo, o decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, o conselheiro de Cultura, Ciência e Tecnologia da França, Philippe Martineau, e a professora de Geografia da UnB, Helen Gurgel, responsável pela organização do evento.

UnB.FUTURO – Criada para pensar a universidade contemporânea, a comissão UnB.Futuro é uma iniciativa do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação em parceria com o Núcleo do Futuro (n.Futuros/CEAM). As sessões são abertas a toda a comunidade acadêmica.