INOVAÇÃO

A página UnB Places fala sobre locais, projetos de extensão, curiosidades e empresas juniores

O período de adaptação do aluno ao ingressar na UnB pode ser meio confuso: o recém universitário tem de lidar com novas siglas, projetos de extensão, créditos e empresas juniores (EJ). Foi com a intenção de esclarecer essas possíveis questões que os estudantes de Publicidade João Vitor Maciel, Letícia Cavalcante e Marina Ximenes criaram o projeto UnB Places quando estavam no segundo semestre do curso, em 2014.

Logo do projeto. Arte: UnB Places

Tudo começou com a página no Facebook, que hoje alcança cerca de 9.700 curtidas, e depois se alastrou para outras redes sociais, como Instagram e Snapchat. O objetivo também se expandiu: além de contextualizar calouros na Universidade, também visa estimular veteranos a aproveitarem-na ao máximo. “Primeiro, as postagens apenas apresentavam os locais da UnB com um ângulo diferenciado. Com o tempo, surgiu a necessidade de abordar outros assuntos e, para isso, as séries foram criadas”, conta a editora do projeto e estudante de Jornalismo, Emília Félix.

As séries tomaram forma a partir do conceito “e.x.p.l.o.r.e”, elaborado pelo grupo, cuja ideia é apresentar iniciativas sob outro ponto de vista da Universidade. Extensão, EJ's, Exercita e Intercâmbio divulgam bolsas de estudo internacionais, projetos de extensão, atléticas, times e clubes esportivos, centros acadêmicos e empresas juniores existentes na UnB. Outras séries como a UnB Styles e a Galeria têm como foco os alunos e suas formas de expressão.

Atualmente, a equipe da UnB Places conta com 15 alunos de diferentes cursos, mas há constante rotatividade de integrantes ao longo dos semestres. “Nós abrimos processos seletivos mais para ver qual o nível de envolvimento que as pessoas estão dispostas a ter e se o perfil delas combina com o projeto”, explica o diretor de criação e estudante de Comunicação Organizacional, João Paulo Maciel. “O estudante também não fica preso ao UnB Places. Entendemos o que é a rotina acadêmica e cada um dá o quanto puder; a qualquer momento a pessoa pode desistir, sem problemas”.

TEMÁTICAS – Com o tom descontraído e inserido no contexto jovem, o projeto divulga datas importantes do calendário acadêmico e oferece dicas de estudo. A página também se posiciona em defesa de minorias: os dias da Mulher e do Orgulho LGBT não passam em branco.  “Muitos de nós somos parte de grupos minoritários, seria incoerente agir como se esses assuntos não existissem”, explica João Paulo Maciel.

Recentemente a página lançou o UnB Talks , que vai realizar eventos para os alunos conhecerem histórias inspiradoras de egressos da Universidade. Um dos próximos passos do grupo será dialogar também com estudantes de ensino médio que tenham intenção de ingressar na Universidade de Brasília.