EDITAL

Inscrições até o dia 9 de maio. Iniciativa prevê financiamento para áreas prioritárias

 

Foto: Flávia Martins/Divulgação

 

Segundo dados divulgados pela ONU, três quartos dos empregos no mundo dependem da água. Ainda assim, informações da Unesco apontam que mais de 700 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água limpa e segura. Nesse contexto, a FAPDF lança edital que destina R$ 6 milhões para pesquisas sobre a água e maneiras mais eficazes de utilizá-la.

 

As inscrições de projetos podem ser feitas até o dia 9 de maio por pesquisadores vinculados a instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas, com sede no Distrito Federal ou em cidades da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride)*.

 

Os coordenadores dos projetos devem ser doutores e ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes. Alunos de graduação, mestrado ou doutorado podem compor a equipe e ainda receber bolsas de Iniciação Científica-Tecnológica ou de Extensão e de Apoio Técnico de acordo com a tabela do CNPq.

 

Os projetos serão avaliados observando originalidade, grau de  inovação, definição dos objetivos e das metas a serem alcançadas, adequação da metodologia proposta, do cronograma de execução e do dimensionamento dos recursos solicitados.


O caráter multidisciplinar da proposta, a infraestrutura disponível para a execução do projeto, a aplicabilidade e a qualificação da equipe também serão observados.

 

O período de execução da iniciativa deve ser de no máximo 24 meses e algumas linhas de pesquisa serão selecionadas prioritariamente (Veja tabela).

 

Arte: Marcelo Jatobá

 

Apenas projetos que demandem o valor máximo de R$ 1 milhão serão aceitos. O montante previsto deve cobrir despesas como equipamentos, material bibliográfico, material de consumo, serviços de terceiros, bolsas, passagens e diárias.

 

*Fazem parte Ride as cidades: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa; e de Minas Gerais: Buritis, Cabeceira Grande e Unaí.

 

SERVIÇO

Inscrições para Edital da Água
Data: até 09/05/2016 às 23h59
Inscrição: via Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGFAP), disponível em www.fap.df.gov.br