TECNOLOGIA

Universidade participa pela segunda vez da Campus Party. Com duração de cinco dias, evento começa nesta quarta-feira (27)

Carros elétricos, drones, robôs, novos aplicativos e foguetes espaciais são produtos inovadores que despertam a curiosidade do público. O que muitos ignoram, entretanto, é o caminho que uma ideia empreendedora percorre até se tornar uma invenção concreta. Para explicar o processo de desenvolvimento de tecnologia no contexto acadêmico, o estande da Universidade de Brasília na Campus Party 2018 irá apresentar o ecossistema de inovação da instituição. A feira mundialmente conhecida acontece, entre os dias 27 de junho e 1º de julho, no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Em um espaço de 25 metros quadrados, três unidades institucionais – o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) e o Parque Científico e Tecnológico (PCTec) – serão as protagonistas do estande da UnB. “A novidade é mostrar exatamente o todo, detalhando a interação desse ecossistema com a parte mais acadêmica da Universidade, ou seja, as pesquisas, onde de fato nascem as inovações”, informa a diretora de Pesquisa do DPI, professora Cláudia Amorim.

“A ideia é que as pessoas entendam que essas relações são a engrenagem que faz rodar a produção científica e a inovação”, complementa. Para mostrar como essa interação se dá na prática, o espaço será dinâmico, reunindo diversos grupos da UnB de modo rotativo. Empresas juniores, equipes de competição, projetos de pesquisa, startups ou empresas incubadas, laboratórios e outras iniciativas estarão presentes.

Como um dos objetivos é despertar talentos para ciência, tecnologia e inovação, a participação na Campus Party dará visibilidade ao trabalho que a Universidade vem desenvolvendo para a sociedade brasileira. “No Brasil, praticamente toda tecnologia e processo de pesquisa começa dentro das universidades. É preciso mostrar que existe essa relação com o setor produtivo”, defende a diretora do PCTec, Renata Aquino.

De acordo com o diretor do CDT, Sanderson Barbalho, a participação no evento também é uma oportunidade de divulgar eventos abertos promovidos pela UnB. “É o caso do Inovatech, que teve início em 2016 e já foi realizado nos quatro campi da Universidade. É uma atividade também voltada para empresários e investidores.”

IMPRESSÃO 3D  Imprimir um projeto arquitetônico em escala reduzida pode ser muito útil para um arquiteto. Mas nem sempre isso é viável, em razão do custo das impressoras 3D. Foi pensando nisso que o grupo de pesquisa do Laboratório de Fabricação Digital e Customização em Massa (Lecomp/FAU) criou sua própria impressora. Essa e outras tecnologias serão apresentadas no evento.

Professor Neander Furtado acredita que fabricação digital é a tendência da construção civil nos próximos anos. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Inicialmente desenvolvida pelos arquitetos Renan Balzani e Leonardo Barreto, à época mestrandos do Programa de Pós-Graduação da FAU, a impressora está disponível para uso de outros estudantes.

“Ao ter a experiência da impressão de seu próprio projeto, o aluno começa a perceber novas possibilidades em escala real, buscando uma arquitetura mais personalizada às necessidades ambientais e funcionais de cada usuário”, aponta o coordenador da pesquisa, professor Neander Furtado.

Sobre a participação na Campus Party, o docente acredita que será uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no laboratório. “Dentro do campus, ficamos muito fechados. Na feira, podemos trocar informações, experiências e até mesmo vislumbrar parcerias”, projeta.

CHAVE DO FUTURO Esquecer a chave de casa pode ser um descuido comum pra muita gente, mas já imaginou não precisar mais dela? Um produto originalmente desenvolvido por empresa incubada no PCTec tem justamente essa função: o Loop Key. Ele também será um dos atrativos do estande da UnB.

Responsável pela gestão operacional da empresa, Pedro Santanna explica que o diferencial está no sistema de gestão, feito diretamente pelo celular. “Por meio do aplicativo, pode-se adicionar ou remover um usuário. A chave é o próprio smartphone.” Além da interface simples, o produto também faz o registro de informações: quem entrou e saiu, tempo de permanência e avisa se houve algum acesso indevido.

Além de estar presente na feira, o CDT sedia, nesta quarta (28) e quinta-feira (29) a Feira de Negócios e Inovação da UnB, no campus Darcy Ribeiro.