TECNOLOGIA

Equipe Droid representa a UnB em eventos nacionais e internacionais de robótica

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Aliar simplicidade e eficiência. Esse é um dos principais desafios da Divisão de Robótica Inteligente (Droid) na construção de protótipos. A equipe possui cerca de 30 estudantes de graduação das engenharias Mecatrônica, Elétrica e de Computação da UnB e representa a Universidade em eventos nacionais e internacionais.

A equipe foi criada em 2009, por iniciativa da Empresa Júnior da Engenharia Mecatrônica (Mecajun), e desde então participa anualmente de competições de robótica. A equipe compete na categoria desafio de robôs.

"O evento propõe algum desafio para equipe e a ideia é construir um robô autônomo, sem interferência humana, que possa executar tal tarefa e cumprir o desafio", explica a estudante de Engenharia Mecatrônica e líder do grupo, Camila Brito.

Com poucos recursos, a equipe utiliza materiais simples e encontrados no cotidiano, como blocos de montar, e aproveita peças de outros robôs para construir seus protótipos.

Todos os projetos do grupo são voltados para competição, onde disputam com universidades de todo Brasil e da América Latina. "São oportunidades de trocar conhecimento com as outras equipes. É um clima bem cooperativo e acabamos fazendo muitos amigos", diz Camila.

A Droid recebe apoio da Universidade em diversas viagens para participar das competições. A equipe possui, ainda, parceria com uma empresa de Engenharia e Software.

Péano, teclado interativo tocado com os pés, é um dos projetos da Droid. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

PROJETOS – Anualmente, a Droid participa do Campeonato Brasileiro de Robótica (CBR) e da Competição Latino Americana de Robótica (LARC). Este ano, as disputas ocorreram em Uberlândia, no fim de outubro. A equipe concorreu em três categorias: Open, Humanoid Robot Racing e Standard Educational Kits (SEK).

Na categoria Open, o objetivo é reproduzir os desafios reais da robótica em menor escala. Nesta edição, a equipe teve que construir robôs, a partir de materiais livres, que fizessem o transporte em água. Na Humanoid Robot Racing, ou corrida de humanoides, o robô deveria percorrer de forma autônoma quatro metros no menor tempo possível. Já na categoria Standard Educational Kits (SEK) ou LEGO, o objetivo é solucionar desafios utilizando kits educacionais, previamente aprovados para competição.

Também este ano, participaram do Torneio de Robótica da Universidade do Espírito Santo (TRUFES), do qual se sagraram campeões, e da Winter Challenge da Robocore, realizada em São Caetano do Sul, onde ficaram na terceira posição na categoria Trekking. O sonho da equipe é participar da RoboGames 2016, competição considerada as Olimpíadas de robótica, que será realizada nos Estados Unidos.

SNCT – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é outro evento que faz parte da agenda da equipe Droid. "É um momento que temos a oportunidade de mostrar a Engenharia Mecatrônica e a robótica, algo pelo que todos aqui são apaixonados", relata Camila.

A atração da SNCT 2015, realizada no mês de outubro, foi o Péano, instrumento parecido com um piano, porém tocado com os pés. Nele, as luzes de led, colocadas em cada tecla do objeto, se acendem numa sequência para formar a música.

Os protótipos desenvolvidos pela equipe costumam fazer sucesso entre os visitantes e lotar o stand da Droid. "Nossos projetos são sempre muito interativos, para ter o contato e promover o aprendizado da criança", revela o graduando em Engenharia Mecatrônica e um dos integrantes que está há mais tempo no grupo, Alexandre Crepory.

Equipes de robótica se destacam em competições internacionais

Campeã latino-americana, equipe da UnB busca prêmio mundial de robótica