ESTÍMULO

Reitora Márcia Abrahão participou da abertura do evento, nesta terça (24), no Parque da Cidade, onde foi criada a comissão coordenadora da RedeCiência

Márcia Abrahão participa da Semana Distrital de Ciência e Tecnologia junto ao governador Rodrigo Rollemberg, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A importância de ampliar a pesquisa e a produção científica locais foi defendida, nesta terça-feira (24), na cerimônia de abertura da 14ª Semana Distrital de Ciência e Tecnologia. O evento ocorre até domingo (29) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com entrada gratuita.

>> Veja a programação dos próximos dias

Integração, compartilhamento de informações e compromisso social da pesquisa foram destacados no ato. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinou decreto que cria a comissão coordenadora da Rede Distrital de Educação e Divulgação Científica no Distrito Federal (RedeCiência).

O decreto prevê, por exemplo, que órgãos do Executivo local, como Zoológico de Brasília e Jardim Botânico, compartilhem resultados de pesquisas com entidades federais, como Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Agência Espacial Brasileira (AEB).

Segundo o governador, todos ganham com a parceria. “Os órgãos (públicos) vão trabalhar cada vez mais integrados, produzindo conhecimento em benefício da população de Brasília”, afirmou Rollemberg.

Em um momento de restrição orçamentária, o DF, segundo ele, optou por manter os investimentos no setor. “Em 2016, foram executados R$ 90 milhões. Neste ano queremos superar a marca”, disse.

A programação distrital transcorre articulada com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O tema deste ano é A matemática está em tudo! e tem como objetivo reforçar o interesse de crianças e jovens pela área.

A feira de ciência, que ocorre dentro da programação, tem o compromisso de estimular o intercâmbio de produções científicas por meio de atividades interativas. “A participação nos estandes e o entendimento do que é apresentado resultam no aprendizado que desejamos para os nossos alunos”, defendeu o secretário de Educação do DF, Júlio Gregório Filho.

Reitora da UnB falou sobre a necessidade de investimentos em ciência. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O compartilhamento de informações é fundamental para o avanço social, de acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Tiago Coelho. “A transmissão de conhecimentos é uma das maiores virtudes do ser humano”, disse.

PESQUISA E COMPROMISSO SOCIAL – A preocupação em não retirar investimentos da área foi lembrada pela reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão. “Com a ciência, vamos mudar a realidade do país”, destacou.

O compromisso social da pesquisa científica também foi a tônica do discurso do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira. “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é a maior do mundo. Isso demonstra a capacidade que nós temos de mudar o Brasil”, disse.