SEMANA UNIVERSITÁRIA

Data será comemorada com palestras, mesas-redondas e duas edições do Workshop em Grandes Temas, do DPI. Atividades são abertas ao público

 

Dia C da Ciência é uma mobilização nacional que envolve as instituições de ensino superior e pesquisa. Arte: Dia C da Ciência

 

A Universidade de Brasília celebra nesta quarta-feira, 25 de outubro, o Dia C da Ciência. A data marca, anualmente, a mobilização de instituições do país pela defesa e valorização da ciência, da pesquisa e do ensino superior gratuito e de qualidade. Para comemorar, a UnB promove uma série de atividades, distribuídas pelos campi da instituição até 26 de outubro.

 

"Ao abordamos iniciativas que passam por temas como mobilidade, saúde pública e tecnologias, queremos ressaltar como as nossas pesquisas estão, de fato, contribuindo para melhorar a vida das pessoas”, destaca a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, sobre as atividades comemorativas do Dia C.

 

A decana convida a comunidade acadêmica para participar das atividades. "Os projetos e assuntos que serão abordados são multidisciplinares e tratam de grandes desafios da nossa sociedade, em especial no contexto brasileiro. Queremos despertar alunos e pesquisadores a se engajarem nessas iniciativas”, diz Maria Emília.

 

PROGRAMAÇÃO – A atividades do Dia C estão inseridas na Semana Universitária e se estendem até quinta-feira (26). Palestras, mesas-redondas e oficinas integram a programação. Na quarta-feira (25), data que marca o Dia C, serão realizados os 2º e 3º Workshop em Grandes Temas – projeto do DPI para aproximar academia e atores externos em iniciativas de pesquisa, relacionando-se também às ações voltadas ao Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da UnB.

 

>> Confira a programação completa do Dia C da Ciência na UnB

 

Defesa cibernética é o tema do 2º Workshop, que acontece das 8h30 às 12h30, no Auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da UnB (CDT/UnB). Além de quatros grupos de pesquisa que apresentarão seus projetos, foram convidados para o encontro representantes de instituições que atuam com defesa cibernética, a saber: Agência Brasileira de Inteligência, Banco do Brasil, Exército Brasileiro, Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Ministério do Planejamento e Polícia Federal.

 

"Vamos promover uma discussão sobre pesquisa, transferência de tecnologia e de conhecimento. Temas de grande importância na atualidade e também para o futuro”, destaca o especialista em Processamento de Sinais e Telecomunicações e professor do Instituto de Física da UnB, Rafael Timóteo de Sousa Junior.

 

Em seguida, a partir das 14h30, haverá a criação e o lançamento do Núcleo de excelência em inteligência para a cidadania, como parte do 3º Workshop, cuja temática é Cidades inteligentes. A atividade inaugura uma parceria entre a rede GigaCandanga e o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes da UnB (Ceftru).

 

“Essa parceria tem como objetivo investir nas bases para construção de uma cidade inteligente”, afirma o professor da UnB e diretor do Ceftru, Pastor Willy Gonzáles Taco. Ele ressalta a intenção de que sejam firmadas outras parcerias com o Núcleo, tendo em vista que o tema é “transetorial, passando por questões como mobilidade, novas tecnologias, uso de big data”.

 

Com intuito de ampliar a rede de parceiros do Núcleo, foram convidados para o workshop representantes de diversas instituições públicas, como Detran-DF, Ministério das Cidades, Secretaria de Estado de Mobilidade do Distrito Federal, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Agência Nacional de Aviação Civil, entre outras.

 

As atividades do workshop se estendem até a sexta-feira (26), quando haverá apresentação de uma nova versão do aplicativo Carona Phone e o lançamento do On-I-Bus, uma plataforma cuja proposta é o transporte público responsivo sob demanda. Confira a programação do 3º Workshop de Grandes Temas

 

SOBRE – O Dia C da Ciência é uma mobilização nacional que envolve as instituições de ensino superior e pesquisa, sob a iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

 

A data integra também a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo objetivo é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país.

 

Quanto à importância de valorizar e promover o Dia C, a decana Maria Emília Walter destaca o papel da Universidade no contexto social. “Nossa atuação vai além da formação de recursos humanos. A universidade tem um papel importante em contribuir para o desenvolvimento político, tecnológico, artístico e social."

 

Assista ao vídeo da UnBTV sobre pesquisas científicas de destaque na Universidade de Brasília:

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.