INOVAÇÃO

Primeira edição da Campus Party em Brasília terá estandes, palestra e workshop coordenados por pesquisadores e estudantes da Universidade

 

Engenharia aeroespacial, robótica e automação aplicada a diversos temas de interesse. É por meio dessas áreas que a Universidade de Brasília estará na primeira edição brasiliense da feira mundial de ciência e tecnologia Campus Party, que acontece entre 14 e 18 de junho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. 

 

No dia 15, a empresa júnior do curso de Engenharia Aeroespacial, Zenit Aerospace, proporciona ao público uma introdução ao universo das ciências espaciais. No dia 17, a equipe de robótica UnBeatables expõe seu trabalho na área externa do evento. Em 16 e 17, o professor de Medicina Malthus Galvão e seu parceiro de pesquisas, o especialista em Inteligência Artificial Hugney Ferreira, ministram palestra e workshop sobre apropriação do conhecimento tecnológico e automação.

 

MEDIÇÃO DE CRÂNIOS – O médico legista e professor da UnB Malthus Galvão apresentará no evento o Craniostato Tripóide (foto ao lado), um modelo interativo em permanente aperfeiçoamento que auxilia o reconhecimento de cadáveres. A invenção consiste em um tripé automatizado para encaixar crânios e facilitar a comparação com registros das vítimas antes da morte.

Observado por Hugney, Malthus Galvão demonstra o funcionamento do Craniostato Tripóide. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

O legista conta que a ideia surgiu a partir de uma dificuldade verificada por ele e seus colegas de trabalho no início dos anos 90, quando sentiram falta de mais precisão no hora de medir crânios. Era necessário movimentá-los milimetricamente durante a captura de fotos e radiografias a fim de compará-los da melhor maneira possível a imagens anteriores de possíveis vítimas.

 

De início, o aparato idealizado pelo professor foi construído com freio de bicicleta e pedaços de ferro. Hoje, possui três motores e 25 rolamentos, além de peças e pinos confeccionados em uma impressora 3D. Os movimentos realizados pelo tripé automatizado são os de subir, descer, girar e inclinar para frente e para trás. A ideia dos criadores, Malthus Galvão e Hugney Ferreira, é tentar simplificá-lo e aprimorá-lo sempre.

 

“Fazemos a identificação de ossadas carbonizadas, putrefatas, esquartejadas e espostejadas. Temos de nos ater a pequenos detalhes do crânio e da arcada dentária, e essas informações nos chegam muitas vezes por fotografias”, relata Malthus. O retorno social da invenção é agilizar o desfecho de casos complicados e, assim, permitir alívio a famílias que deixam de ter seu sofrimento arrastado pela dúvida.

 

AUTOMAÇÃO – A operação do Craniostato Tripóide é feita a partir do aplicativo de software livre Virtuino, também utilizado pelos mesmos professores para construir um caminhão controlado por celular.

O caminhão adaptado ficará exposto na área aberta da convenção. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O Virtuino comunica-se com a placa eletrônica Arduino e assim permite a criação de ferramentas acessíveis, flexíveis, de baixo custo e uso facilitado. A placa conecta-se ao aplicativo, que pode ser controlado remotamente via bluetooth, internet e SMS. E tudo é livre e grátis. Este é exatamente o tema da palestra que Malthus Galvão ministra na sexta-feira (16), às 17h30, no palco Ciência da Campus Party Brasília.

 

Sob o tema Controlando tudo a qualquer lugar, de um suporte de crânio a um caminhão, a atividade vai abordar a internet das coisas. “Nessa palestra iremos tentar mostrar como é simples se apropriar do conhecimento tecnológico existente. As coisas estão aí, é só juntar as peças e você vai ter soluções para o seu problema”, diz o professor.

 

No vídeo abaixo, Malthus faz a demonstração do controle das funções de ignição, acendimento dos faróis e buzina do caminhão.

 

 

Já no workshop sobre automação automotiva, no sábado (17), às 14h30, o professor auxiliará o especialista Hugney Ferreira a explicar, na prática, como hoje em dia é possível automatizar tudo. Eles vão demonstrar o uso do aplicativo Virtuino e orientar os participantes a aplicarem os processos no dia a dia.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.