TECNOLOGIA

Estudantes da Faculdade do Gama desbancaram equipes maiores e conquistaram primeiro lugar no Hackathon Serpro

Foto: Arquivo Serpro

Alunos de Engenharia de Software da Faculdade do Gama (FGA/UnB), Ludimila da Bela Cruz e Marcelo Araújo venceram a primeira edição do Hackathon Serpro. O concurso de programação organizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) terminou no domingo (18) e envolveu equipes de vários estados. O time Pão de Queijo com Pimenta, formado pelos estudantes da Universidade de Brasília, ficou com a vitória e o prêmio de R$ 6 mil.

Ludimila e Marcelo desenvolveram uma interface integrada ao Facebook Messenger, capaz de ajudar o usuário comum a desvendar o linguajar jurídico de legislações brasileiras. De acordo com a dupla, “a ideia é informar os cidadãos sobre seus direitos de forma simples, direta e casual”.

“Começamos a nos preparar para o evento cerca de dez dias antes, estudando para escolher bem as tecnologias que usaríamos durante o desenvolvimento da solução e pensando em um protótipo”, explica Ludimila, que conta ter sido a única mulher competindo na maratona.

O software que rendeu aos alunos o primeiro lugar é um chatbot, programa de computador no qual um robô realiza a conversação com o usuário, recorrendo a um banco de dados predefinido para responder questionamentos variados. Neste caso, o robô foi batizado de Seu Geraldo e as informações que alimentam o sistema vêm do Código de Defesa do Consumidor e do perfil da rede social do Senado Federal.

Com o chatbot Seu Geraldo, Ludimila e Marcelo ficaram em primeiro lugar no Hackathon. Foto: Arquivo Serpro

Por meio da ferramenta, o usuário pode obter informações práticas sobre direitos fundamentais, sabendo, por exemplo, que uma empresa de cartão de crédito pode ser denunciada ao Banco Central em caso de irregularidades ou que é permitido, sim, entrar no cinema com alimentos.

“Hoje, nosso chatbot está funcional, embora tenha poucos dados. Ele responde questões sobre perda de comanda, pensão alimentícia e outros assuntos que podem estar no cotidiano das pessoas. Pretendemos ampliá-lo e, em longo prazo, podemos até abordar mais áreas do Direito”, diz Ludimila.

A estudante explica que o principal objetivo da dupla, no momento, é possibilitar que Seu Geraldo seja integrado à página do Senado no Facebook. “Escolhemos ferramentas gratuitas durante o desenvolvimento para que o produto fosse viável mesmo se não conseguíssemos parceiros para implementá-lo. No momento, estamos conversando com uma equipe do Senado e descobrimos que eles recebem perguntas que poderiam ser resolvidas pelo nosso chatbot”, conta.

HACKATHON – O termo significa “maratona de programação”. Entre 16 e 18 de dezembro, o Serpro realizou a primeira edição do evento sob sua organização. A maratona teve a duração de 30 horas e o resultado apresentado pelos participantes deveria, necessariamente, envolver o desenvolvimento de robôs para auxiliar a prestação de serviços e informações ao cidadão.

Entre os critérios avaliados pela banca examinadora dos projetos estiveram adequação ao tema, design, funcionalidade, inovação, usabilidade e uso de recursos tecnológicos.

Essa foi a segunda vez que Ludimila e Marcelo participaram de uma competição como essa. “Foi emocionante ver o nosso trabalho reconhecido, ainda mais porque todos os competidores estavam trabalhando duro por isso”, comemoram os campeões.