Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes da Universidade de Brasília tem como objetivo viabilizar melhorias em mobilidade urbana

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

O Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru/UnB) comemora 20 anos de inauguração. São duas décadas dedicadas ao estudo de soluções de aprimoramento dos sistemas de transportes nas cidades brasileiras. Desenvolver projetos para aprimorar a infraestrutura e o funcionamento de aeroportos, rodovias e ferrovias são algumas das finalidades do centro de pesquisas.

Nesta quinta feira (27), vários personagens que fazem parte da história do Ceftru se reuniram no auditório do Centro para celebrar a data e relembrar a trajetória. Diretores, professores e estudantes festejaram o sucesso dos projetos em transporte desenvolvidos na Universidade de Brasília. O evento encerrou o Open Week CEFTRUnB 2016.

HISTÓRICO – Criado em 1996, o Ceftru tem a missão de fomentar o conhecimento em transporte, logística e mobilidade urbana, através do desenvolvimento e utilização de soluções inovadoras. Além disso, o centro de estudos tem a pretensão de ser identificado como um pólo de excelência científica nos setores do empreendedorismo e incremento de tecnologias sustentáveis.

"Somos os primeiros aventureiros desta universidade", afirma José Shimoishi, primeiro diretor do Ceftru. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Desde a criação, o Ceftru contribui de forma ativa na elaboração de políticas públicas de transporte urbano. O primeiro diretor do centro de pesquisa, José Matsuo Shimoishi, exalta a missão social do pólo. “Um dos nossos projetos mais relevantes, é o Transporte Escolar”. Ele explica que essa área de atuação analisa a situação do transporte escolar urbano e rural. A partir dos resultados, são propostas ações que visam melhorar o fluxo, o acesso e a permanência dos alunos nas escolas de todas as regiões do Brasil. Engenheiro civil e professor, Shimoishi esteve a frente do Ceftru até 2010. Na sequência, o engenheiro Sérgio Granemann dirigiu o centro de pesquisas, permanecendo até 2015.

O professor Pastor Willy Gonzales Taco, atual coordenador do Ceftru, enfatiza a importância de dar continuidade aos projetos desenvolvidos na Universidade. “A UnB tem a responsabilidade de prosseguir com as pesquisas que aprimoram o transporte em nosso país. Somos conscientes de que muitas políticas públicas já foram implementadas a partir dos nossos estudos e muitas outras ainda serão desenvolvidas”. O professor ressalta que “não existem projetos científicos individuais mas, sim, da Universidade como instituição de ensino, pesquisa e extensão”.

Dar continuidade aos projetos do Ceftru é tarefa do atual coordenador, Pastor Willy Gonzales Taco. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

NOVOS DESAFIOS – O reitor da Universidade de Brasília, Ivan Camargo, destacou a vocação inovadora do Centro. “Precisamos estimular o desenvolvimento científico cada vez mais. A hora é de criatividade. Nossos pesquisadores têm plenas condições de apresentar soluções arrojadas para diversas questões que se apresentam em nossa sociedade”.

PARCERIAS – Atualmente, o Ceftru participa de projetos em cooperação com ANAC, ANTT, Detran/DF, Ministério dos Transportes, Infraero e outros órgãos públicos, além de empresas da iniciativa privada. Pesquisadores engajados em diferentes áreas ligadas a tecnologia atuam em projetos inovadores na UnB por meio da pós-graduação.