ARTE

Atividades reúnem arte e didática para integrar calouros e veteranos

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Um dos objetivos do Boas-Vindas aos Calouros é inserir os novos alunos nas diferentes esferas da vida universitária. Neste semestre, a recepção dos estudantes terá programações artísticas e culturais integradas às demais atividades da campanha UnB Diversa e Plural.

Seis atrações movimentam os campi da Universidade: Projeto Mesclar, Anicely Mariano, Banda Ocelos, Banda O Cortejo, C’est La Bohemia e Trio Aratirí.

A escolha das propostas artísticas e culturais foi feita por meio de chamada pública da Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA), direcionada aos alunos artistas da UnB. A ideia é integrar calouros e veteranos, além de oferecer oportunidades para os estudantes mostrarem seus talentos e trabalhos. A aluna Anicely Mariano, por exemplo, apresenta a música autoral Nega, que fala de pluralidade e diversidade, temática da campanha.

Foto: Divulgação/Banda Ocelos

Nesta segunda-feira (8), o Projeto Mesclar recepciona os calouros com atividades circenses, jogos, brincadeiras, dança e roda de música. A atração musical matutina é a cantora Anicely Mariano. Na aula magna da noite, o Projeto Mesclar volta a se apresentar e a programação do dia termina com o show do grupo de chorinho C’est la Bohemia.

Outra atração da aula magna da manhã é a Pintura Comunitária. A proposta é que os calouros registrem, em cores e traços, a emoção de pertencer à UnB, as expectativas para a vida acadêmica e as impressões sobre o tema UnB Diversa e Plural.

Na terça-feira (9), as apresentações musicais continuam com Cris Pereira, na Faculdade UnB Planaltina (11h30); Banda Ocelos, no Anfiteatro 9 do campus Darcy Ribeiro (12h); e Banda O Cortejo, na Faculdade UnB Gama (13h). A Faculdade UnB Ceilândia recebe a Banda O Cortejo na quarta-feira (10), às 13h.

Em parceria com a Padê Produções, a UnB traz ainda o ritmo do samba para o Boas-Vindas. No dia 11 de agosto, o gênero musical é tema da mesa redonda Samba e sua relação com as religiões de matriz africana, às 12h, no Anfiteatro 9 do campus Darcy Ribeiro. Neste dia, também se apresenta o grupo musical Filhos de Dona Maria. Em 12 de agosto, às 12h, no Anfiteatro 9, acontecem a roda de conversa Brasília e sua história de samba e a apresentação musical da sambista Cris Pereira.

Foto: Divulgação/Trio Aratirí

No dia 16 de agosto, ocorre a primeira edição da Aula Pública Coletiva Teatro em Movimento UnB: História de Luta pela Democracia. A apresentação será às 11h e às 17h, no Anfiteatro 9. De lá, o grupo percorre outros nove locais simbólicos do campus, como o Restaurante Universitário e a Faculdade de Educação. O percurso termina no saguão da Reitoria. A história da Universidade de Brasília será recontada por meio de encenações, depoimentos, intervenções e histórias de personagens marcantes da instituição.

Nos dias 29 e 30 de agosto, a Biblioteca Central da UnB (BCE) disponibiliza três horários – 9h, 14h e 19h30 – para visitas guiadas dos calouros. O objetivo é apresentar os recursos da BCE e instruir os novos alunos sobre técnicas de pesquisa ao acervo e de utilização dos equipamentos. O tour percorre ainda os espaços multimeios, de estudo e de obras raras.

<< Acesse toda a programação da recepção dos calouros

<< Atividades nos campi do Gama (9 de agosto), de Ceilândia (10 de agosto) e de Planaltina (11 de agosto)