INTERNET

Prédios não cobertos pela conexão sem fio receberão pontos de acesso. Nos locais onde a wi-fi já existe, serviço passará por melhorias

Foto: Roberto Fleury/Secom UnB

O Centro de Informática da Universidade de Brasília (CPD) começou o projeto de expansão da rede UnB Wireless. O montante destinado para o projeto é de cerca de R$ 3,5 milhões. Locais como o Instituto de Ciências Sociais, o Instituto de Química e a Faculdade do Gama passam a ter acesso à rede. A Biblioteca Central, o Bloco de Salas de Aula Norte, a Faculdade de Planaltina e outros pontos terão o sinal ampliado.

Para que a rede seja devidamente expandida, é necessário que os novos equipamentos sejam instalados e os antigos, adaptados. Além disso, está sendo feito um estudo de posicionamento de antenas. A instalação dos novos pontos de acesso ocorrerá a partir de março e o processo será concluído ao longo de 2016.

"Hoje, estamos com 560 antenas no campus, o que tem se mostrado insuficiente. O objetivo é melhorar a qualidade e a presença da rede sem fio, sobretudo, nas áreas acadêmicas, para que todas as salas de aula tenham acesso à internet", conta Jorge Fernandes, diretor do CPD e responsável pelo projeto.

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A expansão também visa atrair usuários das outras redes que se encontram no campus. O sinal desses aparelhos prejudica a difusão da UnB Wireless e disponibiliza redes consideradas não seguras a alunos e servidores. "Atualmente, é comum ter 6,5 mil acessos simultâneos à rede. Com o aumento de pontos de acesso, é provável que o número de usuários cresça", explica o técnico do CPD, Luiz Henrique Gribel.

Segundo o coordenador do Serviço de Administração de Redes, Juvenal dos Santos, cerca de 500 novas antenas foram adquiridas, o que possibilita que o número total de pontos de acesso praticamente dobre.

O CPD também adquiriu recentemente um firewall de 10 GB, que aumenta a segurança dos serviços localizados na RedeUnB contra ataques de origem externa. O firewall também amplifica a vazão de dados em 10 vezes em relação à disponível atualmente, de modo a elevar consideravelmente a velocidade da navegação na rede.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.