INFRAESTRUTURA

Prefeitura realiza manutenções preventivas para garantir funcionamento das instalações ao longo do semestre letivo

Durante o período de férias, trabalhadores da Prefeitura dos Campi (PRC) têm realizado ações de manutenção preventiva em diversas instalações da UnB. Podas de árvores, reparos na iluminação, revitalização de pinturas e outros serviços são feitos para que atividades não sejam prejudicadas por defeitos detectados após o início do semestre. O retorno das aulas está previsto para dia 7 de março.

Segundo o prefeito dos campi, Marco Aurélio Oliveira, a cada ano existem cronogramas de consertos preestabelecidos para os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho – quando ocorrem as férias universitárias.

Estruturas externas, como pistas, passeios, ciclovias e estacionamentos, e também prédios sob responsabilidade direta da PRC estão contemplados no programa.

“Fechamos complexos como BSA Sul e Norte, BAES, os pavilhões e áreas comuns do ICC, avaliamos sala por sala, fazendo desde manutenções de tomadas até a troca de lousas e carteiras danificadas”, explica o prefeito. Nas dependências de institutos e faculdades, cabe aos respectivos diretores a abertura de pedidos de manutenção.

Oliveira destaca que, devido às manutenções sistemáticas, é cada vez menor a necessidade de substituição de equipamentos ou estruturas. O gestor observa ainda que as fortes chuvas das últimas semanas foram um teste para o campus Darcy Ribeiro.

“Em um passado recente havia grandes extensões de telhados sem impermeabilização. Quando chovia, anfiteatros alagavam, era um caos. Hoje criamos rotinas para limpeza dos telhados, calhas e descidas pluviais, além de limpeza de bueiros e dos estacionamentos. As reformas para evitar invasão de enxurradas no ICC também têm apresentado resultado positivo”, avalia.

REALIZAÇÕES – Entre as expectativas do início do último semestre que se concretizaram estão a sala de estudos 24 horas – em funcionamento desde agosto – e o policiamento ciclístico no campus da Asa Norte.

Inaugurado em outubro, o modelo de patrulhamento já é referência fora da Universidade, de acordo com Oliveira. “Elogio bastante os alunos, por demonstrarem sensibilidade ao entender a importância da presença da Polícia Militar dentro do campus”, destaca.

COMUNIDADE ATIVA – Para que o bom funcionamento das instalações físicas da UnB persista, o prefeito Marco Aurélio Oliveira ressalta a importância da conscientização do público em prol da preservação do ambiente.

A Prefeitura dos Campi possui programações para corte de grama e outras manutenções demandadas com frequência. Mesmo assim, membros da comunidade podem acionar a prefeitura ao encontrarem algo a ser corrigido nas dependências da Universidade.

“Qualquer pessoa pode solicitar a abertura de um chamado nas secretarias dos cursos. Os atendentes registram o pedido em um sistema integrado com a PRC, que gera uma ordem de serviço imediata”, explica o prefeito. Além disso, é possível enviar alertas ou reclamações ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. “Isso nos ajuda muito a melhorar a prestação de serviços”, completa.

Segurança receberá denúncias pelo Whatsapp