COMUNIDADE

Mais de 15 mil pessoas participaram da programação. Certificados digitais estarão disponíveis em janeiro de 2019. Algumas atividades passarão a ser contínuas

Atividades da Semana Universitária 2018 mobilizaram comunidade interna e externa da UnB. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A 18ª edição da Semana Universitária cumpriu seu papel ao promover integração social, participação comunitária e troca de conhecimento. Entre os dias 24 e 28 de setembro, a programação reuniu cerca de oito mil pessoas em mais de 600 cursos, minicursos, oficinas e palestras. O levantamento foi feito pelo Decanato de Extensão (DEX) da UnB, responsável pela atividade.

Além deste público, os campi da Universidade de Brasília receberam sete mil estudantes de ensino médio. Deste total, 4.364 alunos de escolas da rede pública, em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Paranoá, Planaltina, Santa Maria, São Sebastião, Recanto das Emas, Águas Lindas de Goiás, Valparaíso de Goiás e Unaí (MG). Outros 2.636 jovens vieram de escolas particulares do Plano Piloto, Ceilândia, Cruzeiro, Gama e Taguatinga.

No campus Darcy Ribeiro, o roteiro de desbravamento da Universidade passou pela experimentoteca do Instituto de Física, pelo Museu de Geociências, pelo Museu de Anatomia, pelo Beijódromo, pela Reitoria, pela Biblioteca Central e pelos Pavilhões, onde estavam as mostras de cursos e de projetos de extensão.

Para a decana de Extensão, Olgamir Amancia, a transformação da Semana Universitária em programa especial rendeu frutos. “Não apenas pelo aumento da quantidade, mas pela qualidade das ações desenvolvidas. O fato de deixar de ser apenas um evento trouxe para a Semana Universitária uma dimensão mais perene, diversa, interdisciplinar, interprofissional”, avalia.

O dia 26 de setembro, dedicado à promoção da saúde mental, teve como proposta desenvolver na Universidade a cultura do cuidado consigo e com o outro, ao estimular práticas de integração entre comunidade acadêmica e sociedade. O sucesso foi tanto que ações semelhantes devem entrar para o calendário permanente do DEX.

Rodas de conversa e outras ações que fizeram parte do dia dedicado à saúde mental devem continuar acontecendo mesmo depois da Semana Universitária. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

“Vamos apresentar uma agenda propondo a realização de Quartas do bem-viver, que serão desenvolvidas durante todo o ano e certamente comporão a programação da Semana Universitária em 2019”, antecipa a decana.

Também está previsto para a próxima edição o II Concurso de fotografia de extensão. Idealizado para dar visibilidade a projetos, programas e ações de extensão da UnB, em 2018 o prêmio concedeu aos três primeiros colocados o pagamento de custos para participação em um evento acadêmico nacional à escolha.

O estudante de Engenharia Raphael Braccialli levou o primeiro lugar, com o registro de uma apresentação da equipe UnBeatables para turmas do ensino fundamental da Escola Classe 01 Porto Rico, de Santa Maria.

PARTICIPAÇÃO Fernando Pinheiro, estudante do quarto semestre de Ciências Biológicas, tem a participação na Semana Universitária como hábito. Neste ano, ele se inscreveu em palestras e minicursos do Instituto de Ciências Biológicas (IB). Em 2017, também marcou presença e, em 2019, pretende repetir a dose. “Acho que participar de eventos de extensão é importante para minha formação acadêmica. Possibilita que eu faça novas descobertas”, diz.

Fernando e outros participantes da Semana Universitária 2018 podem responder ao formulário de avaliação elaborado pelo Decanato de Extensão. A ideia é que a opinião de cada envolvido ajude a UnB a aperfeiçoar a programação ano após ano.

A certificação depende do lançamento das frequências, que deve ser feito pelas unidades até o dia 19 de outubro. As unidades também devem enviar o relatório das atividades e a prestação de contas até 31 de outubro. Depois disso, os processos serão enviados à Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) para assinatura dos lotes, e devem ficar disponíveis a partir de janeiro de 2019 para acesso dos participantes cadastrados no Sistema de Extensão (Siex).