TECNOLOGIA

AF18 pesa mais de 300 kg e é projetado pela Apuama Racing, equipe multidisciplinar formada por alunos da instituição

AF18 vai representar a UnB em competição nacional em novembro. Foto: Divulgação Apuama Racing

Baterias de kart, ronco de motor e muita história para contar. A equipe da Apuama Racing, ligada à Faculdade de Tecnologia (FT), lançou nessa sexta-feira (24) o carro que irá competir na Fórmula SAE, que proporciona a estudantes uma oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Com 96 cavalos de potência, consumo de 1 km/L, velocidade máxima de 145 km/h, aceleração de 0 a 100 em 4,5 segundos, o AF18 (Apuama Fórmula 18) vai competir em Piracicaba entre o fim de novembro e início de dezembro. “Nossa expectativa é terminar o Enduro”, afirmou a capitã da equipe, Ana Beatriz Gonçalves. O Enduro é a última prova da competição e vale 300 pontos. Nela, o carro deve dar 22 voltas em um circuito, trocando de piloto após 11 voltas.

Além da reitora Márcia Abrahão, o evento contou com a participação de amigos, familiares, ex-membros e fãs da equipe, que existe desde 2004 e competiu pela primeira vez na fórmula SAE em 2005. Atualmente, a Apuama Racing é formada por 48 membros de oito cursos e constrói, todo ano, um carro diferente de acordo com as especificações estabelecidas pelas regras da Fórmula SAE.

“Fazemos o melhor com o que temos disponível”, contou Ana Paula de Aguiar, estudante do sexto semestre de Engenharia de Redes. “Muitas vezes tiramos dinheiro do nosso bolso porque ainda falta financiamento para o projeto”, revelou. As peças do carro são feitas pelos próprios alunos. Do modelo do ano anterior, geralmente é possível aproveitar o chassi e o motor.

Vinícius Ramos, estudante do quinto semestre de Engenharia de Produção, está satisfeito por poder mostrar à família o resultado do esforço. “O melhor é apresentar o carro para nossas famílias. O projeto exige muita dedicação e nossas mães veem o que nos mantém tanto tempo fora de casa".

Marina Costa foi, juntamente com a família, prestigiar o neto Rômulo Santos, estudante de Engenharia Mecânica. “Espero um futuro maravilhoso para ele, que se dedica muito”, desejou. “Estou super satisfeita com o resultado, eles são muito bons no que fazem e muito esforçados”, comentou a mãe de Rômulo.

Alguns antigos membros continuam acompanhando a equipe. É o caso de João Pedro Franch, que cursa o último semestre de Mecatrônica. “Ganhei bagagem emocional, de saber lidar com trabalho em grupo. Hoje estou no meu primeiro estágio e não sinto que perdi algo porque aprendi ao longo desse tempo no projeto”, disse com carinho sobre o tempo que passou na Apuama.

Ana Beatriz e Régis Rocha, participantes da equipe, ao lado da reitora Márcia Abrahão e do diretor da FT, Márcio Muniz. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Trabalhar em equipe é só uma das competências desenvolvidas pelos participantes. Eles também aprendem mais sobre empreendedorismo, como relacionar os conceitos teóricos à prática e habilidades de comunicação. “É preciso saber vender o peixe quando se é empreendedor e isso eles aprendem na prática para atrair potenciais investidores”, opinou o diretor da Faculdade de Tecnologia (FT), Márcio Muniz.

O aprendizado com o trabalho conjunto também é um dos pontos destacados por Ana Beatriz, que é estudante do 12º semestre de Engenharia de Produção. “Ajuda a ver que nada é impossível e que não podemos fazer as coisas sozinhos. Juntos alcançamos resultados maiores e melhores”.

Ela conta que ver os resultados depois de tantas barreiras é muito gratificante. “Tive um crescimento pessoal e acadêmico muito grande. Coordenar tantas pessoas diferentes em um tempo relativamente curto não é fácil”, admitiu.

“Já avisei ao pessoal que, se chorar, é de emoção. Tenho muito orgulho de ver o projeto crescendo”, finalizou João Pedro, que foi o capitão da equipe em 2017.

LANÇAMENTO — A apresentação aconteceu no Carrera Kart, no Parque da Cidade. O público pôde conhecer a história da equipe, com mostra de peças de carros antigos e venda de produtos oficiais. A noite de comemoração, que contou com baterias (corridas) de kart e música, também tinha comidas à venda e decoração nas cores da equipe: amarelo e preto.

“Nos organizamos para fazer o evento desse ano para apresentar o carro e atrair possíveis novos patrocinadores”, informou Vinícius Ramos.

Para saber mais, acesse a página da Apuama Racing.

Visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre a montagem de peças do automotivo. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB