LIMPEZA

Mais de 300 toneladas de concreto foram recolhidas. Intervenção visa melhorar segurança no local. Material reutilizável foi destinado a cooperativa

 

Em cinco dias, 40 pessoas estiveram diretamente envolvidas no trabalho de remoção do material. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Pesquisas de estruturas metálicas e de concreto armado são muito importantes para o desenvolvimento da construção civil. Nas últimas décadas, o Laboratório de Estruturas (Labest), vinculado à Faculdade de Tecnologia (FT), tem realizado diversos estudos na área, muitos deles premiados nacional e internacionalmente. Mas, ao longo desses anos, parte do material utilizado em experimentos acabou se acumulando na área externa da faculdade, prejudicando a conservação do local. Para sanar esse problema, uma operação de retirada de entulho foi iniciada na última semana.

 

“Por se tratar de grandes vigas de concreto, foi preciso mobilizar uma força de trabalho muito grande”, destaca o diretor da FT, professor Márcio Muniz. Segundo ele, já haviam sido feitas duas tentativas anteriormente, mas a logística de transporte do material inviabilizou o processo. “A queda do viaduto sobre a Galeria dos Estados, em fevereiro desse ano, nos abriu uma perspectiva para solucionar essa questão. Uma empresa do ramo disponibilizou o equipamento utilizado no local para desmontar o concreto e separá-lo do aço”, explica.

 

Ao todo, foram 330 toneladas de concreto transportado por 11 caminhões em cinco dias. Segundo o servidor técnico-administrativo da FT Fábio Fortes de Carvalho, mais de 40 pessoas participaram desse trabalho. “O espaço agora será recuperado, com a limpeza do estacionamento, revitalização das calçadas e replantio de grama”, informa.

 

SUSTENTABILIDADE  O metal retirado das estruturas foi integralmente doado para a cooperativa de reciclagem ambiental Plasferro. De acordo com a presidente da cooperativa, Mara Maria de Jesus, a intervenção veio em boa hora. “Como a renda média dos catadores caiu desde que saímos do aterro sanitário, há quatro meses, a venda desse aço será revertida em benefícios para todos os nossos 53 filiados”, comemora. 

Aço separado do concreto foi suficiente para encher três contêineres, somando mais de 21 toneladas. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Nessa perspectiva, a iniciativa cumpriu tanto um papel social quanto ambiental. “Buscamos uma solução que fosse ecologicamente sustentável e ao mesmo tempo racional”, detalha o diretor da FT.

 

Márcio Muniz também destacou que a medida irá resolver dois problemas locais na faculdade: a poluição visual e a insegurança. A remoção de entulhos é uma das orientações dadas pela Secretaria de Segurança Pública do DF à Universidade para aumentar a sensação de segurança nos campi.

 

“Além dos setores da própria UnB, como a Prefeitura e a Diretoria de Segurança (Diseg), também contamos com o apoio de empresas privadas e órgãos públicos, como a Novacap e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), ambos do Governo de Brasília”, agradeceu o diretor da FT.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.