INTERCÂMBIO

Responsável pela assistência estudantil na Universidade de Juiz de Fora compartilhou experiências em encontro na Reitoria

A Universidade de Brasília segue atenta à assistência estudantil. Como parte desse engajamento, a instituição recebeu, na última semana, o professor Marcos Souza Freitas, pró-reitor na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Na oportunidade, ele levou a público reunido no auditório da Reitoria relatos de suas experiências.

“Esse convite faz parte da nossa iniciativa de analisar exemplos positivos de outras universidades em assistência estudantil, no sentido de aperfeiçoar cada vez mais o atendimento aos nossos estudantes, em todos os aspectos possíveis”, frisou o decano de Assuntos Comunitários da UnB, André Reis.

Pró-reitor de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva da UFJF, Marcos Freitas compartilhou experiências de sucesso com público da UnB. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

O pró-reitor de Assistência Estudantil da UFJF apresentou algumas políticas e ações desenvolvidas ali, destacando a preocupação com o acesso, o acolhimento e a permanência de alunos. “Entre os principais programas que gerenciamos estão o Fora de Casa e o Boas-Vindas. Ambos têm o propósito de receber e ambientar o estudante à universidade e envolvem diversos setores da instituição”, introduziu Marcos Freitas.

De acordo com ele, as iniciativas produzem dados positivos de grande expressão. O programa Fora de Casa é destinado à ambientação de estudantes oriundos de outras cidades. A ideia é criar um grupo de relacionamento para troca de experiências, a fim de que os recém-chegados não se sintam deslocados com as novas rotinas.

Já o Boas-Vindas apresenta a UFJF aos calouros, com foco em aspectos acadêmicos e comunitários, especialmente na divulgação da política de assistência estudantil da universidade. A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (Proae) realiza visitas a institutos e faculdades para conversar com o público discente.

Representantes da UnB presentes no encontro ouviram essas e outras apresentações e puderam tirar lições a respeito do que é oferecido em ambas as instituições. Na Universidade de Brasília, há, inclusive, projeto homônimo. O Boas-Vindas local é ação voltada a recepção e acolhimento dos estudantes, com ênfase nos calouros. O principal evento do Boas-Vindas é a aula inaugural do semestre, #InspiraUnB.

Clique para saber mais sobre a assistência estudantil na UnB.

Acesse o site do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC).

INTERESSE – O encontro da última quinta-feira (24) foi oportunidade para o decano André Reis expor aos presentes a importância da atenção à assistência estudantil na UnB.

“Nesta universidade, toda a estrutura, incluindo psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, professores e técnicos administrativos, está à disposição para melhor atender os estudantes”, enfatizou.

O decano defendeu que discussões como essa culminem no aprofundamento de ações ligadas ao tema na instituição. “Consideramos que o conceito de assistência estudantil deve se ampliar e ultrapassar o binômio alimentação-moradia”, disse.

Durante o mês de maio, o decano André Reis e a reitora Márcia Abrahão estiveram reunidos com parlamentares em busca de garantias e aumento do repasse de verbas para os auxílios destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Saiba mais.