SAÚDE

Evento reúne autoridades do hospital, da Ebserh, do GDF e do governo federal

Ascom/HUB/Secom UnB

 

Um dia de comemoração. Foi assim que as autoridades, presentes na cerimônia de entrega oficial da Maternidade, da UTI Neonatal, do Centro de Produção de Refeições e do Refeitório do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), descreveram o momento. A solenidade foi realizada no dia 9 de dezembro, no HUB.

 

Nos últimos dois anos, os espaços passaram por reforma e ampliação. Com isso, foi possível aumentar a capacidade e a qualidade do atendimento e garantir serviço mais humanizado à população. O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, participou do evento. “É muito bom e emocionante começar o dia inaugurando uma maternidade e uma UTI neonatal. A maternidade é o local mais nobre de um hospital”, destacou.

 

O superintendente da instituição, Hervaldo Sampaio Carvalho, falou das melhorias e dos investimentos desde que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assumiu a gestão do HUB, em janeiro de 2013. “Temos um novo hospital, com novas dimensões, novas capacidades e pronto para servir a nossa comunidade”, afirmou.

 

As mudanças também foram destacadas pelo presidente da Ebserh, Newton Lima. Ele lembrou que o Tribunal de Contas da União analisou os três anos de funcionamento da empresa e aprovou a evolução, garantindo que os hospitais universitários estão se transformando com a gestão da Ebserh. “Esse é o nosso cartão de visita. Todas as delegações vêm ao HUB conhecer essa extraordinária transformação”, disse. “Queria realçar como melhorou, viramos cartão de visita. Fico muito orgulhoso com o trabalho de toda essa equipe que está aqui”, completou o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Camargo.

 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também compareceu à solenidade e comentou a importância da criação da Ebserh. “A empresa é uma grande conquista. Sei que aqui nesse hospital os ganhos de eficiência são espetaculares. O acórdão do TCU faz elogios muito profundos à gestão da Ebserh”, lembrou ele.

Ascom/HUB/Secom UnB

 

CONTRATO - O secretário de Saúde do Distrito Federal, Fábio Gondim, afirmou que está em fase de negociação a assinatura de novo contrato entre o HUB e a secretaria, que integra a instituição à rede pública local. “Estamos na fase final de negociação para uma recontratualização. Tenho certeza de que essa etapa termina em mais uma semana e que vai abrir uma nova fase para o hospital. Vamos ampliar os serviços e os equipamentos disponíveis”, garantiu.

 

A nova contratualização também foi lembrada pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg, e pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Temos todo o interesse em fortalecer e ampliar as parcerias com o HUB e a UnB. É estratégica essa união para que possamos enfrentar e superar os desafios da saúde pública no DF e no Brasil”, afirmou Rollemberg. “Estamos precisando muito disso. O governador precisa e nós também. Precisamos fazer mais com menos”, completou o ministro.

 

O superintendente do HUB, Hervaldo Carvalho, garantiu que o hospital está pronto para contribuir com a saúde pública do DF. “Estamos integrando completamente o HUB na rede e colocamos o nosso hospital à disposição. Estamos aqui para ajudar no que for necessário para que a saúde do DF possa ser a saúde que almejamos e sonhamos para a nossa cidade”, disse.

 

HOMENAGEM - Durante a cerimônia, foram homenageados seis pioneiros da Maternidade e da UTI Neonatal, representando todos os colaboradores dos locais. Entre eles, a professora Maria Elenice Ferraz. O nome dela foi escolhido para nomear a Maternidade. “Agradeço à Universidade de Brasília e a todos os meus colegas por dar o meu nome à Maternidade. Muitos poderiam estar ali, mas como dizem, algum bem eu fiz. Essa é a minha hora”, agradeceu Maria Elenice.

 

Também foram homenageados a enfermeira Maria Tereza Afonso Branco e os médicos Ana Maria de Souza Xavier, Antônio José Duarte Jácomo, Lucy Helena Prado Porto e Benedito Fernandes Pinto.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.