EXTENSÃO

Universidade contou com a participação da comunidade no Fórum de criação do Polo de Extensão, neste sábado (30)

Com o objetivo de facilitar a comunicação entre Universidade de Brasília, extensionistas e a comunidade da Cidade Estrutural, o Decanato de Extensão (DEX) realizou neste sábado (30), o Fórum do Polo de Extensão da UnB. O evento aconteceu no auditório do Centro Comunitário da Cidade Estrutural. Na ocasião, foram apresentados nove Programas e Projetos de Extensão de Ação Contínua (PEACs) realizados na localidade.

Demandas e anseios da comunidade foram ouvidos, com o intuito de planejar estratégias para viabilizar a criação do Polo de Extensão da UnB na Cidade Estrutural, além da formulação de novos projetos a serem criados na cidade.

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, destacou a necessidade de divulgar e tornar visível os projetos realizados na região, bem como pensar novas propostas e aumentar a participação dos moradores da Estrutural. “Queremos que o polo funcione como um espaço de potencialização das nossas ações, para que a gente alcance cada vez mais a comunidade”, disse.

Caroline Soares, diretora do Instituto Federal de Brasília (IFB), ressaltou a possibilidade de elaboração de projetos e editais conjuntos entre UnB e IFB. “No papel é muito bonito, mas na hora de execução falta um elo. A gente precisa de um olhar mais específico”, disse.

O DEX vai realizar um mapeamento das atividades de extensão, pois muitos projetos realizados não estão inseridos no sistema. Além disso, mesmo atuando no mesmo limite territorial, não existe a parceria entre os diferentes institutos e departamentos.

“O problema é que às vezes a comunidade não conhece, e os próprios projetos não se conhecem. A gente perde a oportunidade de fortalecer essa atuação”, disse Coracy Coelho Xavante, que trabalha em vários projetos locais. A proposta é que, após a instalação e consolidação do polo da Cidade Estrutural, o projeto seja ampliado para outras cidades.

Maria Abadia Teixeira de Jesus, a Abadia Catadora, tem uma parceria de mais de dez anos com a UnB. Foto: Carlos Eduardo Cordeiro/DEX

COMUNIDADE – Uma das solicitações mais comuns feitas pelos presentes foi pelo recebimento de um retorno sobre os resultados dos projetos de pesquisa e extensão realizados na localidade, com o intuito de subsidiar a comunidade na proposição de políticas públicas.

Os moradores relatam que nem sempre os resultados das pesquisas realizadas na Estrutural são compartilhados com a comunidade. Eles também destacaram a necessidade de elaborar projetos de longo prazo, que tragam mais benefícios para a comunidade.

Maria Abadia Teixeira de Jesus, que mora na Estrutural desde 1997, tem uma parceria de mais de dez anos com a UnB. Ela solicitou que o fórum fosse realizado pelo menos a cada seis meses. "Que seja o compromisso de vocês conosco. Nós temos vontade de estar perto da UnB e vemos o valor que tem essa parceria", disse.