ARTE

Criadores participaram de residência artística internacional e imergiram na capital por quatro semanas. Programação é livre

Artistas do Brasil e de outros quatro países da América Latina recebem a comunidade brasiliense, nesta terça-feira (21), para um ateliê aberto na Casa da Cultura da América Latina (CAL/DEX) da UnB. O momento precede a abertura de exposições de alguns resultados produzidos pelos residentes durante as quatro semanas de imersão em Brasília, fruto do projeto de residência artística anunciado em agosto.

Dos dez participantes, seis foram selecionados pelo edital OCA e quatro foram convidados, uma vez que o foco do programa era promover a interação entre artistas de diferentes localidades e perspectivas no cenário da capital federal. O intercâmbio cultural também tem como objetivo a institucionalização da CAL como espaço de formação e pesquisa, estimulando o debate e a difusão das artes e humanidades como ferramentas para formação do pensamento crítico.

Obra da exposição do artista guatemalteca Esvin Alarcón Lam. Foto: Divulgação/CAL

“O programa está dentro de um contexto maior de reestruturação da CAL, que em 2018 completa 30 anos”, explica Alex Calheiros, diretor da Casa. "Em primeiro lugar, seu intuito foi resgatar e estreitar as relações com os países da América Latina, por isso o programa prioriza artistas natos ou residentes nesta região", explica.

“A partir da vinda e da vivência da cidade, ficaram mais evidentes certas oposições muito interessantes que convivem em Brasília. Não é só arquitetura”, afirma o artista colombiano Sergio Pinzón, selecionado para a residência. Para ele, o misticismo da visão de Dom Bosco é contraditório ao projeto moderno, mas isso não é evidente para quem vem de fora. “Parece que um se sustenta no outro. Se opõem, mas estão muito relacionados”, entende.

Já Cecília Bona, artista brasiliense, conta sua experiência a partir da percepção local. “Tentei ser estrangeira na minha própria cidade e isso foi interessante", diz. Ela percebe que, na capital, os artistas pensam muito o espaço, visão compartilhada pelo colega Sérgio Pinzón: “Para alguém que mora em Brasília, talvez isso seja óbvio, mas, para uma pessoa de fora, a imagem de Brasília é arquitetural, monumental. Essa reflexão me interessa muito, porque tem a ver com meu trabalho”.

MOSTRAS O artista guatemalteco Esvin Alarcón Lam apresenta a mostra Detrito Federal, na Casa Niemeyer, no Park Way. Com curadoria de Ana Avelar, a mostra fica aberta para visitação do público de 23 de novembro a 31 de janeiro. “Trazer artistas de fora faz com que a cena local comece a ver outros caminhos e mude seus paradigmas. A experiência é muito inovadora e demonstra que a universidade federal ainda tem fôlego, é atualizada, e acompanha a cena artística internacional”, opina Ana, docente do Instituto de Artes (IdA) da UnB.

Quarto Ideal, de Sergio Pinzón estará aberta para visitação na CAL a partir desta terça (21), às 19h. No mesmo horário e local também estarão a exposição Clã Destino, de Cecília Bona e Quem mora no Éden, Iglus e Babando colorido, todas de Thiago Pinheiro.

O artista Jordi Tasso estará com a intervenção Natal Capital, também nesta terça (21), de 17h30 às 18h30 no Shopping Pátio Brasil. Ele também está à frente de Poesia Bélica, no dia mesmo dia, de 16h às 21h, e da mostra Fotos de Família, na Casa Niemeyer, entre os dias 23 de novembro e 31 de janeiro.

Esvin Alarcón Lam cria sua arte a partir de restos da cidade. Foto: Divulgação/CAL

A ação em quatro tempos Pneuma, de Ismael Rodríguez estará no Complexo Cultural da República entre os dias 20 e 23 de novembro. A partir do dia 22, Maria Rojas expõe -não nos conquistaram-, na CAL.

ENCERRAMENTO Para fechar a residência artística haverá uma conversa aberta com Carmela Gross, professora da Universidade de São Paulo (USP) conhecida por seu trabalho de esculturas feitas com luz, iniciado em 1995. O trabalho de Carmela é conhecido por ser instigante e crítico, com intervenções contundentes.

“No bate-papo, ela apresentará os bastidores de suas últimas obras e irá trazer uma contribuição inestimável para o debate sobre o papel da arte na contemporaneidade”, convida Alex Calheiros. A atividade acontece na quarta-feira (22), às 17h, no auditório Gonzaguinha da CAL.

O Programa de Residência Artística OCA é iniciativa pioneira em Brasília. Os seis artistas selecionados pelo edital concorreram com outros 114 inscritos. A proposta conta com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Ateliê aberto com os artistas do Programa de Residência Artística OCA

21 de novembro, de 16h às 21h, nas salas 301 e 302 da CAL – Setor Comercial Sul, Quadra 4, Edifício Anápolis.

A Casa Niemeyer fica no Setor de Mansões Park Way, Quadra 26, conjunto 3, casa 7 – EPIA Sul.