EXTENSÃO

Observatório vinculado à UnB realiza evento no auditório da ADUnB. Inscrições são gratuitas e haverá certificado de participação

O Observatório de Saúde de Populações Vulneráveis (Obvul), projeto de extensão da UnB, realiza, de quarta (8) a sexta-feira (10), o II Seminário Internacional de Saúde de Populações em Vulnerabilidade. Sob o tema Vulnerabilidades contemporâneas, o evento busca reunir estudantes e pesquisadores que possam contribuir para estudo do tema. Consideram-se pessoas em situação de vulnerabilidade aquelas que estão em processo de exclusão social. Nessa condição estão inseridos refugiados, migrantes, comunidades tradicionais de terreiros e idosos, por exemplo.

“Buscaremos demonstrar situações de vulnerabilidade e discutir a promoção de políticas para as populações que se encontram nessa situação”, explica um dos coordenadores do Obvul, professor Miguel Montagner, que atua na Faculdade UnB de Ceilândia (FCE).

Qualquer pessoa que se identifique com o tema ou trabalhe seus desdobramentos pode participar. Não é necessário estar ligado à área da Saúde. “Temos estudantes de Design, Engenharia, e outros cursos diversos. O essencial é reunirmos indivíduos que contribuam com a temática e promovermos uma discussão rica, que resulte em ampliação de parcerias”, reforça a docente Maria Inez Montagner, que também está à frente do Obvul e leciona na FCE.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site do evento. A programação do seminário inclui palestras com pesquisadores de outras universidades. A decana de Extensão da UnB, Olgamir Amancia, e a diretora do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), Dominique Memmi, estarão entre as presenças confirmadas. “Essas parcerias foram viabilizadas no seminário passado e nesta edição também teremos participação de embaixadas. Esperamos que os acordos se ampliem para os próximos anos”, diz a professora.