SEMANA UNIVERSITÁRIA

Programação faz parte da XVII SemUni e tem palestras, minicursos e oficinas até o próximo sábado (28)

 

Maria Francisca Pinheiro (UnB), Iracilda Pimentel (DEX/UnB), Madalena Guasco (PUC-SP) e Marilde Loiola (UnB) participaram da abertura da Reunião Regional da SBPC, que acontece durante a Semana Universitária. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

A palestra Educação e democracia em tempos de crise abriu a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), nesta segunda-feira (23). O evento está inserido na programação da XVII Semana Universitária (SemUni) da UnB e tem atividades nos campi de Ceilândia, Planaltina e no Darcy Ribeiro.

O debate inaugural contou com a participação das especialistas em Educação e Ciências Sociais Madalena Guasco, da PUC-SP, Maria Francisca Pinheiro e Marilde Loiola de Menezes, ambas da UnB. A mediação foi feita pela professora Iracilda Pimentel, diretora de Integração Social e Desenvolvimento Regional do Decanato de Extensão (DDIR/DEX).

As palestrantes discutiram efeitos da crise política sobre a área da educação. “Temos mais perguntas que repostas, e poucas soluções”, afirmou Maria Francisca Pinheiro, docente do Departamento de Sociologia da Universidade.

Madalena Guasco questionou o debate sobre educação “em um país que teve poucos momentos de democracia”. Para ela, a educação não é apenas uma área de conhecimento, mas também um espaço de disputa política. “Estamos vendo retrocessos perigosos do ponto de vista educacional. Os que estão no poder não querem educação de qualidade”, alertou.

Madalena Guasco vê a educação como espaço de disputa política. Ela esteve na abertura da Reunião Regional da SBPC, na XVII Semana Universitária. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Maria Francisca Pinheiro criticou mudanças recentes na educação, como a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permite o ensino religioso confessional em escolas públicas, e o projeto Escola Sem Partido.

“Ao contrário do que diz o nome, a escola vai ser com partido: de direita, autoritário e conservador”, disse.

Marilde de Loiola, professora do Instituto de Ciência Política da UnB, comentou as perdas em compromissos com a agenda social, mas argumentou que a sociedade pode se reunir em uma frente ampla de resistência.

SERVIÇO – A Reunião Regional da SBPC no DF está integrada à XVII Semana Universitária, com o tema Ciência, Ousadia e Integração Social: Conhecimento, Democracia e Resistência, e acontece até 28 de outubro nos campi Darcy Ribeiro, de Ceilândia e de Planaltina.

A programação inclui temas como a reforma do ensino médio, base nacional comum curricular, história da ciência no ensino básico, arboviroses (doenças transmitidas por insetos, como zika vírus e dengue) e educação sob o olhar da Matemática.

Além das palestras, serão oferecidos diversos minicursos nos dias 26 e 27 de outubro, abordando temas como astronomia, genética, botânica e saúde pública. O evento é aberto e gratuito.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.