BEM-ESTAR

Sala de musculação está em funcionamento. Todos os moradores da CEU podem realizar atividades, que são supervisionadas por monitores

Na academia da CEU, monitores bolsistas realizam o acompanhamento dos alunos que se exercitam. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Desde o mês de agosto, moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU) da UnB dispõem de uma sala para realizar atividades físicas, como alongamento e musculação. Em parceria com a Faculdade de Educação Física (FEF), o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) viabilizou também a presença de monitores bolsistas que orientam e supervisionam a prática dos exercícios.

A iniciativa foi pensada para aprimorar o senso de acolhimento do estudante-morador, como explica o coordenador da CEU, Luiz Henrique Portela. "Este aluno está longe de casa e cursa sua graduação distante da família, então a gente sempre pensa em ações para poder fazer com que esse indivíduo se sinta abraçado e integrado à Universidade."

“Esse projeto surgiu como umas das propostas desta gestão e está dentro das ações para melhoria da qualidade de vida na UnB”, enfatiza o decano de Assuntos Comunitários, André Reis.

Coordenador da CEU, Luiz Henrique Portela, e decano do DAC, André Reis, convidam moradores da Casa do Estudante a usufruírem da academia. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A academia está localizada no bloco B da CEU. Entre os aparelhos que estão disponíveis ao uso há cadeira adutora, cadeira abdutora e mesa flexora, todos usados para a prática da musculação. Eles estavam alocados em outro projeto da UnB e foram cedidos pelo professor responsável. Está prevista ainda a compra de instrumentos para realização de exercícios aeróbicos, como bicicleta e esteira ergométricas.

Os monitores bolsistas são participantes da assistência estudantil da UnB e estão à disposição dos frequentadores para regular a intensidade dos equipamentos, explicar o uso deles e dar suporte na realização dos exercícios.

Na academia da CEU, os estudantes podem dar continuidade, começar ou retornar à prática de exercícios físicos, como é o caso da estudante Sallis Niimens, que está satisfeita com a nova opção. "Estou gostando muito de utilizar a academia. É boa, perto de casa. Eu consigo chegar da aula, jantar e depois vir para cá. Antes eu tinha preguiça porque era longe, agora melhorou muito", conta.

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.