REFLEXÃO

Promovido pelo n-Futuros, ciclo de debates tem seu segundo encontro nesta quarta (13). Reuniões seguem ao longo do semestre

 

Acontece nesta quarta-feira (13), o segundo evento do ciclo de debates do Programa Pensamento Estratégico Nacional e Saúde (Pensa). O encontro será no auditório interno do Bloco Educacional da Fiocruz, das 18h30 às 21h30. Desta vez, a discussão gira em torno do Plano Nacional de Desenvolvimento. Os especialistas pretendem discutir se o Brasil já possui um, em que consiste este planejamento e se há resultados.

 

Os palestrantes convidados são os professores da Universidade de Brasília Luiz Guilherme de Oliveira e Moisés Balestro. Após as exposições, um debate aprofundará os visitantes no assunto. O encontro é comandado pelo professor Isaac Roitman, coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro (n-Futuros/Ceam).

 

"A discussão deste tema nos ajuda no objetivo de construir um Brasil melhor, realçando a importância de um planejamento a longo prazo com políticas de melhorias para o país”, destaca Roitman.

 

O Pensa é promovido pela escola de governo da Fundação Oswaldo Cruz, pelo Movimento 2022 – O Brasil que queremos e também pelo n-Futuros da UnB. O programa visa desenvolver ações futuras para superar a crise política e econômica e refletir sobre a consolidação definitiva do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os temas que o grupo discute estão Ciência e Tecnologia, Ecologia e Sustentabilidade, Educação, Saúde.

 

“Somos um grupo de pessoas que se reuniu para conversar sobre o momento atual brasileiro e o nosso sistema de saúde, e, assim, trazer melhorias para a qualidade de vida da sociedade”, declara Armando Roggi, que coordena o programa na Escola de Governo da Saúde da Fiocruz.

 

O evento inaugural, realizado em agosto, teve como tema o Sistema Único de Saúde e o Brasil pós-crise. A previsão é que sejam realizados dez encontros no total, sendo a metade neste semestre e outros cinco no próximo. A participação nos eventos é livre, gratuita e sem inscrições.

 

 

*Estagiária de jornalismo na Secom/UnB.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.